Página  >  Notícias  >  Documentário ilustra a realidade do sistema de prostituição

Documentário ilustra a realidade do sistema de prostituição

No âmbito do projeto Exit | Direitos Humanos das Mulheres a Não Serem Prostituídas, que pretende contribuir para uma melhor compreensão sobre o sistema da prostituição e a violência envolvente do sistema, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres apresenta o documentário ‘O Consentimento Não Se Compra’.

O documentário, que está disponível no canal da plataforma no YouTube, “ilustra, sem maquilhagem, sem vozes distorcidas ou eufemismos, a realidade do sistema de prostituição que afeta desmesuradamente as mulheres e jovens em situações vulneráveis”, lê-se em nota de imprensa.

Uma sobrevivente portuguesa do sistema de prostituição, que agora trabalha no apoio a mulheres traficadas para fins de exploração sexual, dá o seu testemunho neste documentário, que inclui também os testemunhos de organizações portuguesas que prestam apoio no terreno às pessoas em situação de prostituição e de vários jovens com reflexão crítica sobre a sociedade de hoje. A película conta ainda com 12 factos sobre o sistema de prostituição.

“Ainda há muito pouco esclarecimento em Portugal sobre o sistema de prostituição e, por isso, perpetuam inúmeros mitos em torno da legalização da prostituição como forma de maximizar os Direitos Sociais e Humanos destas mulheres e jovens, o que é uma verdadeira quimera pois, necessariamente, culminará em relações desiguais de poder conduzido pelo dinheiro e que muitas vezes implica violência e objetificação da mulher. Este documentário dá voz a quem conhece bem o sistema e o nosso objetivo é apoiar o esclarecimento e o debate público que encaminhe para a abolição do sistema de prostituição em Portugal”, refere Ana Sofia Fernandes, presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres.

 


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo