Página  >  Notícias  >  Abriu o Museu da Memória de Matosinhos

Abriu o Museu da Memória de Matosinhos

A Câmara Municipal de Matosinhos abriu ao público o Museu da Memória, no Palacete Visconde de Trevões, um espaço museológico que pretende ser um ponto de encontro entre o passado e o presente do município, como se lê no site da autarquia. Embora instalado num edifício histórico de inícios do século XX, o novo espaço tem uma conceção museográfica interativa, com recurso a equipamentos como tablets, monitores touch ou computadores para a exploração do museu.

O primeiro piso conta com uma exposição permanente assente nas memórias e valências do palacete, com a mostra temporária ‘Fontão: 4.000 anos de História’, dedicada às descobertas recentes em Lavra, e com um espaço onde é possível, com óculos especiais, ver a 360º quinze locais de Matosinhos, como a lota ou uma fábrica de conservas, explica a autarquia.

O segundo piso é dedicado ao território e à pesca. Conta com um videomapping com a evolução de Matosinhos, da pré-história aos dias de hoje, e com um painel do ‘Mar de Matosinhos’, onde constam os nomes dos pesqueiros e locais de naufrágios da costa norte. Também é possível ver artefactos arqueológicos, conhecer a história do Rio Leça e do seu estuário, e da construção do Porto de Leixões, por exemplo, além de poder usufruir de cerca de 30 obras de artistas como António Carneiro, Augusto Gomes, Júlio Resende, Guilherme Camarinha, José Emídio, Siza Vieira ou Alcino Soutinho. Neste piso, os visitantes podem gravar em vídeo um testemunho para integrar o museu.

O Museu da Memória de Matosinhos pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 10h às 13h e das 15h às 18h. A entrada é gratuita. Mais informações aqui.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo