Página  >  Notícias  >  Earth Speakr: Crianças alertam para o futuro do planeta

Earth Speakr: Crianças alertam para o futuro do planeta

Crianças e jovens de toda a Europa estão a usar a arte para apelar a atenção dos políticos para o futuro e o bem-estar do planeta. Com a criação da plataforma Earth Speakr, o artista Olafur Eliasson pede aos líderes políticos para que ouçam a nova geração e esta iniciativa, que tem a hashtag #ListenToTheFuture, ganha força numa altura em que se celebra a assinatura da Declaração Universal dos Direitos da Criança (20 de novembro).

“A Arte e a Cultura fornecem um espaço, um ponto de encontro, para interligar e partilhar perspetivas, enquanto se celebram diferenças. Ao nos envolvermos com uma obra de arte, podemos conseguir a sensação de ser ouvido, vermos as nossas ideias refletidas na forma e na estrutura de uma obra de arte. Para mim, essa troca é essencial. O Earth Speakr é uma obra de arte feita por crianças, que se expressam de forma criativa sobre o clima e o seu próprio futuro. A arte convida-nos a ouvir as suas mensagens brilhantes, engraçadas e, não surpreendentemente, honestas”, refere Olafur Eliasson, em nota de imprensa.

 

 

Para o artista, o dia em que se celebra a assinatura da Declaração Universal dos Direitos da Criança é “um lembrete para todos”, para “mostrarmos às crianças – e demonstrarmos através da ação – que as suas visões realistas são inteiramente válidas e necessárias para moldar o nosso futuro”. E acrescenta: “Eles devem tornar-se codesigners do nosso amanhã. Para reconhecer a Convenção dos Direitos da Criança, incluindo o direito da criança de ser ouvida, peço aos políticos e outras pessoas no poder que trabalhem para que isso aconteça, não apenas hoje, mas todos os dias do ano.”

Desde o lançamento deste projeto de arte multilateral, em julho, já participaram mais de 250 mil crianças e jovens de 70 países. A iniciativa pretende amplificar as esperanças e as preocupações das crianças e jovens sobre as mudanças climáticas. E para garantir que as mensagens são ouvidas, mais de 108 eventos virtuais e presenciais da plataforma Earth Speakr convidam as crianças a serem artistas e a darem vida ao ambiente em seu redor. Em Portugal, há mensagem oriundas de 18 cidades e muitas delas categorizadas sob os títulos Plantas, Poluição e Plástico. As mensagens mostram as preocupações das crianças e jovens sobre o ambiente e manifestam o seu apoio a dias internacionais.

O Earth Speakr é financiado pelo Foreign Federal Office e é realizado em cooperação com o Goethe-Institut.

 

 

“Por cada criança nascida, devia ser plantada uma árvore.”

[folha em Leiria, Portugal]

 

“Olá, preciso dizer uma coisa. Proteja o meio ambiente, caso contrário não haverá futuro. Não existe Planeta B e não existe Plano B se não fizermos alguma coisa. Obrigado pela ajuda.”

[pavimento em Kapfenberg, Áustria]

 

“Eu gostaria que as pessoas comessem menos animais.”

[parede em Tallin, Estónia]

 

“Olá. A minha mensagem é que todas as casas devem ter painéis solares. Desta forma, usaríamos apenas energia renovável.”

[candeeiro de teto em Paço de Arcos, Portugal]

 

 


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo