Página  >  Notícias  >  Celebrar o 25 de Abril na cidade do Porto

Celebrar o 25 de Abril na cidade do Porto

É o dia de celebrar a liberdade e o Porto vai acolher uma série de iniciativas comemorativas. Concertos, fogo-de-artifício, jogos tradicionais, homenagens, cinema, exposições são algumas das atividades previstas.

A celebração promovida pela Câmara Municipal do Porto começa na véspera com música na Avenida dos Aliados. A noite começa, às 22 horas, com o concerto dos Kumpania Algazarra. Segue-se a apresentação do Coral da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pouco antes da meia-noite, e o espectáculo do rapper Piruka.

No dia 25, o dia arranca com uma manhã dedicada aos mais pequenos, com jogos tradicionais na Praça D. João I. Nos Paços do Concelho é inaugurada ao meio-dia a exposição “A Substância do Tempo – 25 fotografias de Sérgio Valente, 45 anos depois do 25 de Abril”, com imagens inéditas da revolução. À tarde, há uma homenagem aos resistentes antifascistas no Museu Militar do Porto, seguindo-se o tradicional Desfile pela Liberdade, entre o Largo de Soares dos Reis, junto à antiga PIDE, e a Avenida dos Aliados. O dia termina com música tradicional portuguesa.

Também no dia 25, a Casa da Música recebe o concerto solidário “Liberdade para Crescer”, que leva ao palco mais de 200 músicos do Ensemble Vocal Pro Musica e da orquestra e banda de cordas da West Windsor-Plainsboro High School North, dos Estados Unidos. No concerto, cujas receitas revertem para a Casa do Caminho e para o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, vão ser interpretados temas como “Acordai” e “Grândola Vila Morena”, assinalando o dia da revolução e liberdade.

O Círculo Católico de Operários do Porto vai acolher, de 25 a 28 de abril, a mostra de cinema insubmisso, o Desobedoc. A iniciativa do Bloco de Esquerda, vai ter cinema, conversas e exposições, vai ter estreias e memórias, documentários, visitando o Porto, a Europa, o Brasil.

As Galerias MIRA também assinalam o 25 de Abril, com um programa que se prolonga até ao dia 27. No dia 24, há poesia e música com as Cantadeiras do Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto, no MIRA Forum. No dia 25, é inaugurada no Espaço MIRA a exposição “A mão direita não sabe o que a esquerda anda a fazer”, de Ernesto de Sousa – uma mostra de fotografia, serigrafia e vídeo, com curadoria de Paula Parente Pinto, para ver até 18 de maio. A festa, e as suas diferentes expressões artísticas, estende-se à rua e aos vários espaços das galerias. Vai haver performances, concertos e visitas comentadas.

No dia 27, realiza-se no MIRA Forum a sessão “25 de Abril Sempre! Comemorar Abril – defender o Estado Social”, com Jorge Bateira, Carlos Brito, Pedro Bacelar de Vasconcelos e Vasco Lourenço. A sessão, organizada pelo Fórum Porto com Norte, conta ainda com a intervenção musical de João Loio e Regina Castro.

 

©Câmara Municipal do Porto


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo