Página  >  Notícias  >  Temos das propinas mais altas da Europa

Temos das propinas mais altas da Europa

Dados do relatório Eurydice indicam que Portugal é um dos países europeus onde os estudantes universitários pagam propinas e taxas mais elevadas. Por outro lado, é também um dos que oferece bolsas de estudo mais altas.

O relatório, que analisa os gastos com licenciaturas, mestrados e mestrados integrados, refere que os estudantes portugueses integram um grupo alargado de países que pagam propinas e taxas de frequência, mas que fazem também parte, avança a agência Lusa, de um grupo restrito de nove países onde se paga anualmente entre os 1001 euros e os cinco mil euros para frequentar o Ensino Superior. São eles: Espanha, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Portugal e Suíça. Só o Reino Unido, excluindo a Escócia (que não cobra propinas), supera estes noves países, ao cobrar mais de cinco mil euros anuais.

Relativamente às bolsas de estudo, Portugal apoia os alunos sem capacidade financeira para pagar as propinas e, segundo os últimos dados disponíveis, em 2013/2014 havia 17 por cento de alunos do Ensino Superior com bolsas de estudo por necessidade financeira. Portugal é também dos países com bolsas mais elevadas. O valor anual pode ultrapassar os cinco mil euros.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo