Página  >  Notícias  >  Tutoria reduz absentismo e insucesso escolar

Tutoria reduz absentismo e insucesso escolar

Um estudo realizado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra conclui que “a implementação de um programa regular de tutoria no Ensino Básico, prestado por professores, terá um forte impacto na redução do absentismo e insucesso escolar”.

O projeto foi desenvolvido por uma equipa de investigadores, nos últimos quatro anos. “A ideia é criar um modelo de tutoria, para ser depois validado, que seja mais uniforme nas diferentes escolas do país”, explicou à agência Lusa Francisco Simões, da FPCEUC. O trabalho tinha como meta “avaliar a eficácia do TUTAL, um programa de tutoria escolar concebido de raiz em Portugal”, entre 2005 e 2009, no âmbito do projeto Itineris - Sistema de Aprendizagens Globais para a Empregabilidade, financiado pela Iniciativa Comunitária EQUAL.

Para a pesquisa foram acompanhados 277 alunos do 2º e do 3º ciclos do Ensino Básico, no ano letivo de 2010/2011, em escolas dos Açores e do Algarve. Alunos “com percursos educativos irregulares e marcados pelo insucesso, divididos por dois grupos: alunos acompanhados por professores-tutores e alunos de controlo, de um grupo equivalente”.

Os resultados do estudo mostram a existência de diferenças significativas entre os grupos de alunos: “Os alunos que beneficiaram de tutoria passaram de um resultado escolar médio negativo, no ano letivo anterior à aplicação do programa, para um resultado escolar médio positivo”, referiu Francisco Simões, acrescentando: “Os alunos que beneficiaram da intervenção tutorial registaram melhorias no que diz respeito ao sentido de competência na aprendizagem e integração na escola, entre o início e o fim do programa, comparativamente ao grupo de controlo."


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo