Página  >  Edições  >  N.º 177  >  Sucessos

Sucessos

Astronauta japonês demonstra que bumerangue gira até no espaço

O astronauta japonês Takao Doi, actualmente na Estação Espacial Internacional (ISS), demonstrou que um bumerangue lançado num meio de microgravidade volta ao ponto de partida, tal como acontece na Terra.
Doi fez a experiência no espaço, segundo uma porta-voz da Agência de Exploração Espacial Japonesa (Jaxa). "Fiquei surpreendido ao constatar que voava do mesmo modo que no meio terrestre", declarou o astronauta japonês, de acordo com o jornal Mainichi Shimbun.
A Jaxa não revelou detalhes da experiência, mas informou que em breve divulgará um vídeo desta experiência.
Takao Doi integra a missão da ISS centrada na instalação dos primeiros elementos do laboratório japonês "Kibo", destinado a pesquisas de microgravidade. O campeão mundial de bumerangue, o japonês Yasuhiro Togai, pediu a Takao Doi que realizasse a experiência com o objecto.

Economia argentina cresceu 10,2% em Janeiro, segundo números oficiais

O Produto Interno Bruto (PIB) da Argentina cresceu 10,2 por cento em Janeiro em relação ao mesmo mês de 2007, informou nesta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística e Censos (INDEC).
Em comparação com Dezembro de 2007, o PIB subiu 0,5 por cento em Janeiro. Em Dezembro passado, a actividade económica tinha crescido 9,7 por cento em relação ao mesmo período de 2006. Após o desastre económico que provocou uma queda do PIB de 10,9 por cento, a economia argentina cresceu 8,8 por cento em 2003, 9 por cento em 2004, 9,2 por cento em 2005, 8,5 por cento em 2006 e 8,7 por cento em 2007.
Os pilares do progresso em 2007 foram o consumo, a indústria e o sector agro-pecuário, segundo o INDEC.
O governador do Banco Central da Argentina, interrogado sobre as razões para este sucesso económico, respondeu com ironia: «exportámos os economistas neoliberais».

AFP


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 177
Ano 17, Abril 2008

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo