Página  >  Edições  >  N.º 173  >  Pedagogia da Convivência. Sobre a indisciplina, a violência e, sobretudo, a educação para a Paz

Pedagogia da Convivência. Sobre a indisciplina, a violência e, sobretudo, a educação para a Paz

Esta nova obra surge da experiência pessoal do autor Xesús R. Jares como professor, formador de formadores, criador e coordenador de programas de convivência, investigador, mediador e pai. "Pedagogia da Convivência" é, por isso, um livro que tem por base a experiência reflexiva, a investigação e a intervenção em diferentes contextos educativos.
Dirigido a professores de todos os níveis educativos, mas também aos pais e às mães, as páginas convidam à reflexão crítica e à intervenção global sobre um tema essencial para o nosso modelo educativo e social ? a indisciplina, a violência e, sobretudo, a educação para a paz e a convivência. Ao mesmo tempo descobrem-se nas páginas deste livro que é possível e, sobretudo, necessário educar para a convivência a partir de critérios democráticos.
No primeiro capítulo delineiam-se os marcos e conteúdos da pedagogia da convivência: respeito, direitos humanos, ternura, dialogo, solidariedade, perdão, esperança, etc. Do mesmo modo indagam-se os factores desagregadores da convivência: o ódio, os maniqueísmos, os fundamentalismos, o medo, etc.
No segundo capítulo expõem-se os principais resultados da investigação "Conflito e convivência nas escolas". Uma investigação que pretendeu responder a duas perguntas fundamentais: De que forma professores e alunos percepcionam as situações de convivência e de violência nas suas escolas? E que estratégias e espaços reconhecem como serem utilizados para melhorar estas situações?
Deste trabalho levado a cabo na escola, ressalta a conclusão sobre a pouca utilização de estruturas como as assembleias de turma ou a associação de delegados, tidos como espaços de convivência.
Os capítulos que se seguem situam-se no âmbito das propostas e experiências. No terceiro apresentam-se, a partir de uma perspectiva global e integrada, diversas propostas para os diferentes campos da acção escolar. Sendo o quarto capítulo reservado à abordagem da experiência relativa à criação do serviço de mediação na escola.
O último capítulo é dedicado ao papel das famílias na educação para a convivência. Nesse mesmo capítulo coloca-se a questão sobre as razões do desencontro entre a família e a escola? E sobre os erros cometidos na educação familiar. [Que fizemos de mal? Perguntam-se os pais, mas o autor alerta: "Os pais e as mães devem saber que na educação dos nossos filhos os comportamentos e valores que eles adoptam não dependem exclusivamente do que se faz ou diz no meio familiar."]
Para além destes aspectos, ainda se apresentam algumas propostas para converter as famílias no primeiro laboratório de resolução não violenta de conflitos desde os primeiros anos de idade. "A ideia ? escreve Xesús R. Jares ? é trabalhar de forma contínua as capacidades ou atitudes que favorecem a resolução de um conflito e as que, pelo contrário, a enfraquecem."
Por tudo isto, "Pedagogia da Convivência" é ainda um convite ao diálogo.
O autor, Xesús R. Jares, é catedrático de Didáctica e Organização Escolar na Universidade da Corunha, Galiza. Desde 1983 que coordena o colectivo «Educadores para a Paz do MRP Nova Escola Galega» e é presidente da «Associação Galaico-Portuguesa de Educadores para a Paz (AGAPPAZ)».
Xesús Jares é também investigador e activista em temas de educação para a Paz, com uma larga tradição como conferencista nesta temática não só em toda a Península Ibérica, mas também na Europa e América Latina. Autor de uma vasta obra dela se destacam «Educação para a Paz. A sua teoria e a sua prática»; «Educação e direitos humanos, estratégias didácticas e organizativas»; «Educação e conflito, guia de educação para a convivência»; «Aprender a conviver, o prazer de jogar juntos»; «Novas técnicas e jogos cooperativos»; «Educar para a Paz em tempos difíceis», entre muitos outros, alguns dos quais com tradução em língua portuguesa. Esta «Pedagogia da convivência» é a sua última obra publicada em Espanha e agora editada em Portugal pela Profedições.
Xesús R. Jares é, desde a criação do jornal a Página da Educação, um dos seus mais fieis colaboradores permanentes.

Pedagogia da Convivência
Xesús R. Jares / pp. 250
Preço: 12,00 euros
Profedições Lda/ A Página da Educação
Envio à cobrança paga pela editora.
Pedidos livros@profedicoes.pt ou 226002790
Sócios do spn 50% de desconto (6,00 ¤)


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 173
Ano 16, Dezembro 2007

Autoria:

Xesús R. Jares
Profesor da Facultade de Ciencias da Educación, Universidade da Coruña. Coordinador de Educadores/as pola Paz, Nova Escola Galega
Xesús R. Jares
Profesor da Facultade de Ciencias da Educación, Universidade da Coruña. Coordinador de Educadores/as pola Paz, Nova Escola Galega

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo