Página  >  Edições  >  N.º 163  >  Criada fundação para a promoção do prémio Nobel alternativo

Criada fundação para a promoção do prémio Nobel alternativo

NOBEL ALTERNATIVO

O político sueco-alemão Jokob von Uexküll criou, no dia 15 de Dezembro, em Vaduz, principado de Liechtenstein, uma fundação para promover o «prémio Nobel alternativo», da qual é o principal promotor.
Num comunicado, o político, que foi eleito para o Parlamento Europeu, explicou que esta fundação se chama «World Future Foundation» [Fundação para o Futuro do Mundo], e que ela deverá promover o prémio Nobel alternativo, bem como o conselho do World Future, que será criado na próxima Primavera, em Hamburgo, na Alemanha.
Este conselho será composto por 50 personalidades empenhadas em acções em defesa do nosso planeta preservando-o para as gerações futuras.
Desde 1980, o prémio Nobel alternativo, dotado de dois milhões de coroas suecas (cerca de 222 mil euros), recompensa reconhecidos militantes de uma economia sustentável.
Em 8 de Dezembro passado, o prémio de 2006 foi atribuído, em Estocolmo, ao brasileiro Whitaker [«Chico» Ferreira], pelo seu combate à corrupção e também ao editor americano Daniel Ellsberg, à militante feminista indiana Ruth Manorama e ao festival de música lírica de Medellín [na Colômbia].


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 163
Ano 16, Janeiro 2007

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo