Página  >  Edições  >  N.º 90  >  Aldeias Digitais Combatem a Desertificação

Aldeias Digitais Combatem a Desertificação

Quatro aldeias dos distritos de Castelo Branco e Guarda vão dispor de lojas multi-usos, uma espécie de mini-lojas do cidadão para romper com o isolamento das populações e combater a desertificação do interior. A ideia é reunir num local onde as populações se deslocam diariamente, como a mercearia ou o café, vários serviços: telefone, fax, fotocópias, ligação à internet e um terminal multibanco.
Trata-se de um projecto internacional ? Organização e Revitalização dos Territórios Rurais ? liderado pela França e envolvendo Espanha e Portugal. Nos três países, as áreas abrangidas são territórios rurais fragilizados, localizados nomeadamente no Centro Interior de Portugal, em Castela e Leão (Espanha) e na região de Auvergne (França).
O levantamento efectuado em duas dezenas de zonas rurais dos distritos da Guarda e Castelo Branco permitiu seleccionar as quatro aldeias que deverão receber os primeiros centros. Quatro aglomerados rurais com 500 a mil habitantes, onde existem idosos mas também jovens com necessidade e apetência para o uso da multimédia.
A prevista ligação destas lojas às futuras redes de digitalização das sedes concelhias permitirá aos cidadãos acederem a departamentos estatais ou municipais sem que tenham de se deslocar ao local, o que significará uma importante melhoria das condições de vida das populações abrangidas.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 90
Ano 9, Março 2000

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo