Página  >  Edições  >  N.º 77  >  Quis Saber Quem Sou

Quis Saber Quem Sou

Então, tem passado bem? Os nossos artigos é que não! Pelos vistos, o computador não gosta de cantar. Por duas vezes tentaram que ele escrevesse música, mas o objecto recusou-se! Vamos a ver se é desta...
Entretanto, deixe-me dizer-lhe que me tenho encontrado com bastantes colegas seus, muito interessados em "resolver" o seu (deles) problema vocal. É verdade, pude confirmar ao longo dos últimos três meses, a extrema necessidade que os professores sentem de cuidar da sua voz. Pela minha parte, fiz o que pude, mas que há casos muito complexos, há...
No artigo anterior tinha-lhe proposto a entoação de um intervalo musical simples a que chamei intervalo de segunda; prevendo que você não seja possuidor de um instrumento musical, propus ainda que entoasse esse intervalo, utilizando uma canção muito conhecida, o famoso "Parabéns a você". Recordo, entretanto que a ideia de entoar, isto é, cantar, não deve realizar-se sem que você ponha em prática as "técnicas de base" de que já falámos múltiplas vezes: inspiração abdominal, relaxamento muscular, maxilar inferior descontraído. Só depois de realizar esses exercícios é que deve entoar calmamente as notas musicais que lhe são propostas.
Recordemos o Parabéns

Nota: Na edição para a Net não são apresentadas as figuras

Temos dois rés e um mi, eis um intervalo de 2ª. Execute-o novamente, de acordo com as indicações que lhe foram fornecidas no artigo em que a figura saiu (devia ter saído).
Hoje, proponho-lhe um intervalo musical um pouquinho maior: será um intervalo de 3ª. Lembra-se da famosa canção cantada pelo Paulo de Carvalho, "E depois do Adeus"? O texto começa com a seguinte frase: "quis saber quem sou". O que você vai executar é exactamente a primeira palavra e metade da segunda, isto é, "quis sa...". Estas duas palavras correspondem a duas notas: um dó e um mi, portanto um intervalo de 3ª - veja a figura seguinte:

Nota: Na edição para a Net não são apresentadas as figuras

Portanto, o que lhe interessa agora é fazer como o exercício anterior: não cante as palavras, entoe simplesmente as notas, seguindo os exercícios recomendados anteriormente.
E agora, já que você leva uns meses disto, execute os dois exercícios, com intervalos de 2ª e 3ª. Ora aí está, ainda um dia gostava de o ouvir. Por falar nisso, não tem dúvidas? Se tiver, escreva.
E vá-se preparando para a próxima canção.

Guilhermino Monteiro
Escola José Macedo Fragateiro / Ovar


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 77
Ano 8, Fevereiro 1999

Autoria:

Guilhermino Monteiro
Escola Secundária do Castêlo da Maia
Guilhermino Monteiro
Escola Secundária do Castêlo da Maia

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo