Página  >  Edições  >  N.º 75  >  Escaparate

Escaparate

Escaparate

O Diabo dos Números

Hans Magnus Enzensberger
Edições Asa
pp. 272

Roberto, um rapazinho de onze anos, não gosta de matemática porque não compreende nada nas aulas. Porém, uma noite, começa a sonhar com um diabinho que se dispõe a iniciá-lo na ciência dos números. Durante doze noites, Roberto vai aprender os segredos e os mistérios dos números, numa divertida e instrutiva viagem ao País das Matemáticas. Tudo se torna então tão fácil que Roberto quer saber cada vez mais - e com ele o leitor deste romance maravilhoso, que é já hoje um sucesso internacional.

A Escola na Transição Pós-Moderna

António M.Magalhães
Instituto de Inovação Educacional
pp. 117

O propósito que enforma este trabalho é o de procurar alguma orientação entre os discursos sobre educação e política educativa, nomeadamente no contexto português, no âmbito da condição económica, social, política e epistemológica emergente, que tem vindo a ser referida como pós-moderna.. O objectivo da análise de António Magalhães é duplo: por uma lado, esclarecer as implicações da condição pós-moderna para a educação escolar; por outro, tornar a especificidade portuguesa numa mais valia face à questão de mudança social. A concretização desse objectivo baseia-se na exploração, fundamentação e potenciação dos contributos de alguns trabalhos sobre a escola democrática em Portugal. Um livro de leitura estimulante e que deixa lugar a interpelações que favorecem um debate continuado.

A Primeira Imagem

José Alberto Mar
Edições Sol XXI
pp. 48

"Era uma espécie de espanto esse lado
maior do olhar sobre os rostos
enquanto dormiam leves
os anos esquecidos
como se houvessem sempre
outros sinais
aproximarem-se das mãos.
...E, como elas sabiam
a juventude a fugir das faces o ouro
calado entre demasiadas raízes
os jardins cheios nos olhos de quem
só já olhava".

Fiat Lux

Sobre o Novo Regime Disciplinar das Escolas

e o Regime de 'Autonomia' das Escolas
Manuel Reis
Profedições
pp. 187

Os sistemas Educativos nacionais, telecomandados centralisticamente e organizados operacionalmente segundo a mesma estratégia de um grande exército em linha de batalha - com os docentes transformados em agentes de ensino, serviçais e sempre muito obedientes às ordens do Chefe, incapazes, por estrutura, de terem saberes e vontades próprias, e proibidos de assumirem responsavelmente iniciativas suas, em suma, menorizados e robotizados pelo establishment -, esses sistemas educativos chegaram ao seu termo.
(...) Do que, na verdade, as escolas carecem - e se reclama, com urgência - é de um vero e autêntico "Rearmamento Moral" pedagógico-educacional dos professores, de toda a classe sócio-profissional dos docentes. Maioridade - é o que os professores precisam e por ela já muitos se batem, à espera que ela lhes seja reconhecida institucionalmente.

A Borboleta Leta

Maria de Lourdes Soares/ Manuela Bacelar
Edições Afrontamento
pp. 30

Uma história infantil recheada de belas ilustrações, onde se conta a história de uma borboleta que "todos os dias se deitava na coroa fresca de um abacaxi e aí ficava até o sol ir bem alto, aquecendo a terra daquela forma que ela tão bem sentia e sabia existir na mágica e misteriosa África". Mas um dia...

Políticas Educativas Para Portugal, anos 80-90

O debate do ensino profissional na escola pública

Autora: Fátima Antunes
Edição: Instituto de Inovação Educacional (IE)
Colecção: Políticas da Educação 4

"O foco de análise da autora é a construção de um mapa relativamente às propostas no campo da política educativa durante, sobretudo, os anos oitenta em Portugal."
Nesta obra ocupa lugar de relevo o debate em torno do ensino profissional na escola pública.
Mas o objectivo principal do trabalho da autora é o de compreender como "os processos de construção e conquista de consenso (e consentimento) face à educação escolar" se desenvolveram, tendo em conta, a "negociação/construção de alianças" e "o debate ideológico conducente à definição do senso comum".
Um livro pioneiro e audacioso no campo que aborda.

Educação Sociedade & Culturas

Nº 10

Edições Afrontamento
O número 10 da revista Educação Sociedade & Culturas é um número temático dedicado a Paulo Freire. Número temático organizado por Luiza Cortesão e Licínio Lima com a colaboração do director da revista Stephen Stoer. Nele podemos encontrar trabalhos sobre Paulo Freire de autores como Peter Maclaren, Raúl Iturra, Alipio Casali, António Cardoso Ferreira, António Nóvoa, entre outros.
Essencial para reencontrar ou encontrar Paulo Freire.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 75
Ano 7, Dezembro 1998

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo