Página  >  Edições  >  N.º 177  >  Montra

Montra

Campo das letras

PRETO E BRANCO
A naturalização da discriminação racional
Rosa Cabecinhas
ISBN: 978-989-625-262-5
pp. 305

O racismo é aqui analisado na sua complexidade, no plano cognitivo e individual, certamente, mas também na sua vertente de memória colectiva que alimenta as crenças e as representações sobre determinados grupos sociais, e na sua ligação a dinâmicas de categorização social que traduzem hierarquias simbólicas e de estatuto, geradoras de desigualdades.

INOVAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO
Estratégias para o desenvolvimento económico e territorial
Organização de:
Isabel Salavisa Lança
Walter Rodrigues
Sandro Mendonça
ISBN: 978-989-625-261-8
pp. 407

O tema central desta obra é o das transformações associadas à inovação e à globalização nos países de nível de desenvolvimento intermédio, nos quais Portugal se inclui.
Uma das questões aqui tratadas é a seguinte: devem estes países focar o essencial dos seus esforços e meios na criação de sectores da alta tecnologia? Ou devem prioritariamente reconverter as suas actividades tradicionais através da aplicação em grande escala de tecnologias avançadas, melhorando a sua competitividade internacional? A tentação de replicar as soluções dos países mais avançados é enorme.


A Universidade de Coimbra
Figuras e factos da sua história ? Volume I
Manuel Augusto Rodrigues
ISBN: 978-989-625-263-2
pp. 1085

No decurso dos séculos a Universidade de Coimbra conheceu vários estatutos, desde os de D. Manuel I (1513?) até aos de 1989. Por eles e por outra documentação, podemos seguir a vida da instituição ao longo da sua história. Esta reflecte, nas personalidades que a serviram e nos eventos ocorridos as diversas correntes de pensamento que o progresso do saber foi gerando desde a cultura medieval ao Humanismo, às Luzes e aos avanços científicos e ideológicos.
No livro que agora se edita, que recolhe estudos elaborados durante os quarenta anos de docência universitária, o autor aborda algumas das figuras e factos que marcaram a Universidade de Coimbra no seu dilatado e fecundo percurso histórico.

Edições Afrontamento/CIIE

Teatro e Educação
Transgressões Disciplinares
Natércia A. Pacheco
José Caldas
Manuela Terrasêca [org.]
ISBN: 978-972-36-0898-4
pp. 108

Teatro e Educação: Transgressões Disciplinares. Nesta obra retoma-se, em grande parte, a abordagem da relação de sedução e conflito entre a Escola e o Teatro, a partir de contributos vindos do Teatro, do Ensino e das Ciências da Educação. Dentro de cada um destes domínios, as experiências desenvolvidas não só em Portugal como também na Bélgica, em França e em Itália dizem-nos muito sobre o (des)investimento em educação e em cultura dos governos de cada país.

Cidadanias, género e infância: abordagens pluridisciplinares ? 25
Vários
Educação, Sociedade & Culturas
ISSN: 0872-7643-25
pp. 274

Edições Universitárias Lusófonas
Revista Lusófona de Educação 10/2007
A Educação em Temos de Globalização
Modernização e hibridismo nas políticas educativas em Portugal
ISSN: 1645-7250
pp. 207

Em torno de um novo paradigma sócio-epistemológico
Entrevista a Boaventura de Sousa santos
Aprendendo a ler o mundo.
Adaptação do método de Paulo Freire
na alfabetização de crianças
Em busca do conceito de cultura escolar.
Uma contribuição para as discussões actuais

Editora Vozes

TEORIA DO JOGO
Jeferson José Moebus Retondar
ISBN: 978-85-326-3515-0
pp. 96

Tratado como um importante componente da vida, o jogo é tratado nesta obra, como um símbolo comunicacional repleto de conteúdo e subjectividades. Cabe aos educadores e formadores de opinião, agentes de formação e interacção, usar este livro no sentido de conhecer um pouco mais os seus pares, através do jogo? Observando o jogo dos outros ou jogando com eles.


EDUCA / UNIDADE DE I&D DE CIENCIÂS DA EDUCAÇAO
Cadernos SÍSIFO 4
Gramsci, Trabalho e Educação. Jovens e adultos pouco escolarizados no Brasil actual
Sonia Maria Rummert
ISBN: 978-972-8036-93-5
pp. 86

Este caderno é constituído de duas partes que se completam. A primeira aborda o pensamento do filósofo italiano António Gramsci e a importância de seu legado teórico-metodológico para a compreensão da tessitura político-económica das sociedades capitalistas. A segunda parte trata, especificamente, da Educação de Jovens e Adultos trabalhadores pouco escolarizados no Brasil.


CD-ROM com informação relativa à produção cientifica dos nossos investigadores no triénio 2003-2005 (Coordenador da Unidade de I&D de Ciências da Educação ? Rui Canário)

Redação


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 177
Ano 17, Abril 2008

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo