Página  >  Edições  >  N.º 173  >  Livros

Livros
Escritas de Fonte Boa
Joana Abranches Portela
Colecção Andarilho
ISBN: 978-972-8562-48-9
pp. 132
Preço: 11.00¤

Fazer uma escrita é a expressão que os meus alunos de Moçambique usavam para dizer "escrever uma carta". Os textos aqui reunidos, estas Escritas de Fonte Boa, são o conjunto das cartas que fui escrevendo em tempos de missão, ao longo de dois anos. Os destinatários colectivos dessas cartas eram muitos ? familiares, amigos, colegas. Escrevi-as para ir dando notícias da nossa vida e experiências nesse lugar remoto de Fonte Boa.
Escrevi-as também pela necessidade de fazer transbordar para outros um pouquinho do nosso dia-a-dia e um cheirinho ? condimentado ? daquela cultura, com as suas manifestações surpreendentes e deliciosas, ou os seus episódios caricatos. Mas escrevi-as sobretudo para partilhar com quem estava longe aquilo que ia observando e vivendo, sentindo e pensando? Por isso, o tom e os matizes destas escritas foram sendo muito diversos, porque nelas eu queria fazer pulsar as alegrias e as frustrações, o encantamento e a revolta, o júbilo e a miséria. A vida que nos rodeava, escrita pelos meus olhos?

Educação e Desenvolvimento Comunitário Local
Perspectivas pedagógicas e sociais da sustentabilidade
José António Caride Gómez
Orlando Manuel Pereira de Freitas
Germán Vargas Callejas

ISBN: 978-972-8562-44-1
pp. 358
Preço: 14.00 ¤

No início da última década do século XX, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano no mundo, deixando a descoberto as profundas desigualdades que caracterizam os nossos modos de conviver e de satisfazer as necessidades mais básicas e as condições de riqueza e pobreza que questionam as possibilidades de construir, no Local e no Global, uma sociedade planetária mais livre, equitativa e justa, portanto, mais sustentável social e ambientalmente. Uma aspiração com claras repercussões políticas, económicas, ecológicas e éticas.
É nestas reivindicações e nos argumentos que a motivam, que os autores deste livro inscrevem o seu discurso, articulando-o em cinco partes: quatro capítulos e um epílogo. Ou, de preferência, numa rede de argumentos animados por uma visão crítica da educação e do desenvolvimento, partindo ao encontro da educação que desejam e que desejam e que assumem como necessária no mundo actual.
A obra desenvolve e actualiza o debate acerca das tendências predominantes no campo da Educação, do Desenvolvimento e da Comunidade, e incorpora algumas das questões suscitadas nos últimos anos com a proclamação da Década das Nações Unidas para a Educação e para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014).
Em momentos de incertezas como os que vivemos, quando tudo convida à desagregação e ao trabalho individualizado, são muitos os pretextos que deram origem ao trabalho aqui apresentado, onde a Educação, a Sustentabilidade e o Desenvolvimento Comunitário Local se fazem texto, com as sugestivas chaves que a Pedagogia Social proporciona na sua leitura e interpretação.

  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 173
Ano 16, Dezembro 2007

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo