Página  >  Edições  >  N.º 172  >  Montra

Montra
Eu sou bom mas não me gabo
Colecção Aventura de Viver
Manuela Ribeiro e Rui Ricardo (Ilustrações) / pp.142
Editora Âmbar
www.ambar.pt

"As cinco cartas que recebi foram direitinhas para o lixo depois de abertas. Uma era da Márcia. Não estava assinada, mas aquela coisa de Oi, fofura! Não podia ser de mais ninguém. Outra era de uma miúda do quinto ano. Um pedaço de folha pautada com uma cercadura de corações e a pergunta da ordem: Queres namorar comigo? Por baixo, as palavras sim e não em maiúsculas e dois quadrados para eu assinalar com uma cruz a minha opção. Duas tinham uns versos em inglês daquelas que as profs nos dão todos os anos quando falam do São Valentim. (...)" Esta é uma história de um rapaz que podia ser qualquer rapaz, que vai à escola e joga à bola, tem miúdas atrás de si mas... O melhor é descobrir.

A Quintatessêsncia Musical da Poesia
Rodomel Rododendro, um poema sinfónico de Albano Martins
Jorge Valentim / pp. 105
Campo das Letras
www.campo-letras.pt

"Aos que apreciam a obra do poeta Albano Martins, espero que este ensaio (literário e musical) seja mais um instrumento útil na leitura de sua poesia. Aos que apreciam a arte musical, desejo sinceramente uma a leitura/audição prazerosa e que, ao fim, como em eco de uma singular 'flauta de areia', ressoe apenas a voz do poeta, atestando 'a nossa radical cumplicidade'. Bom concerto para todos!" Breve nota de abertura do autor.

Culturas Juvenis e Novos Usos de Drogas em Meio Festivo
O trance psicadélico como analizador
Maria Carmo Carvalho / pp.263
Campo das Letras
www.campo-letras.pt

É um livro que se diferencia de outras publicações na área do fenómeno droga. Porquê? Mostra a sua expressão natural nos contextos privilegiados pelos seus actores, observando o consumo de drogas e os novos estilos de vida com uma visão despida de concepções e medos atávicos, sem reservas, juízos morais, censura, sem alarmismos, todas essas noções que rodeiam as boas conversas sobre maus assuntos.
M. Carmo Carvalho é licenciada em psicologia e docente na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto). Este livro resulta da sua investigação para mestrado, concluído em 2004.

A minha TV é um Mundo
Programação para crianças na era do ecrã global
Sara Pereira / pp. 151
Edição conjunta Universidade do Minho e
Campo das Letras
www.campo-letras.pt

O leitor é convidado a assistir ao mundo da programação para a infância, a conhecer as grandes tendências internacionais, as questões que se colocam na sua concepção, bem como o negócio envolvente. A programação para a infância é uma actividade pensada estrategicamente em função dos gostos e interesses e preferências imputados à audiência. Mas também, tendo em conta o orçamento dos operadores e as programações concorrentes nos mercados nacional e internacional. Sara Pereira, é investigadora na Universidade do Minho e colabora no jornal A PÁGINA DA EDUCACÃO numa rubrica, partilhada com outros especialistas, intitulada Comunicação e Escola.

Didáctica do Português no Ensino Básico
Língua materna e não Materna
Clara Ferrão Tavares/ pp. 190
Porto Editora
www.portoeditora.pt

Constitui-se como um livro de autoformação. Parte da observação de situações, descreve e analisa práticas pedagógicas, materiais, produções dos alunos, e propões leituras dos documentos oficiais para o ensino da Língua Portuguesa em diferentes contextos. A autora parte da sua experiência enquanto professora e didacta em escolas cada vez mais plurilingues e pluriculturais e tem em conta que o ensino da língua é indissociável da aprendizagem cultural.

  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 172
Ano 16, Novembro 2007

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo