Página  >  Edições  >  N.º 170  >  Cientistas descobrem que os crocodilos bebés gritam pela "mamã" antes de nascer

Cientistas descobrem que os crocodilos bebés gritam pela "mamã" antes de nascer

APELOS do CORPO 

Os bebés crocodilo gritam pela sua mãe antes mesmo de sair do ovo, descobriram biólogos no fim de um estudo realizado na criação de crocodilos de Pierrelatte, sudeste da França. A experiência foi realizada com dez crocodilos do Nilo fêmeas cujos ovos, postos cerca de três meses antes, haviam sido colocados em incubadoras.
Os investigadores registaram dentro da incubadora os gritos prévios à quebra e à saída do filhote do ovo e, em seguida, colocaram na areia um alto-falante para gravar, no momento de o ovo rachar, dois tipos de sons: os gritos específicos e os ruídos sem aparente significado.
Das dez fêmeas testadas, colocadas nas proximidades dos aparelhos, oito reagiram imediatamente aos gritos da pré-rachadura e começaram a cavar a areia durante os dez minutos que durou o ruído, sem prestarem a menor atenção aos outros ruídos.
A nona fêmea não respondeu a nenhum dos dois sinais e a décima cavou ao ouvir os dois tipos de ruídos.
Mesmo que novos testes sejam necessários, "parece claro que os gritos de eclosão são uma informação real que pressupõe uma resposta comportamental forte da mãe", resume um comunicado dos dois cientistas que realizaram a experiência, Amélie Verge e Nicolas Mathevon.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 170
Ano 16, Agosto/Setembro 2007

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo