Página  >  Edições  >  N.º 163  >  Governo brasileiro aumenta em 57 por cento os recursos destinados à educação básica e secundária

Governo brasileiro aumenta em 57 por cento os recursos destinados à educação básica e secundária

INVESTIR NA EDUCAÇÃO

O governo brasileiro anunciou a criação de um novo fundo destinado a financiar a educação básica, já aprovado pelo Congresso e que entrará em vigor ainda este ano lectivo. A verba aprovada chegará aos 55,8 mil milhões de reais (cerca de 20 milhões de euros) no seu quarto ano de vigência, o que representa um aumento de 57 por cento em relação aos 35,5 mil milhões de reais (cerca de 12,5 milhões de euros) previstos para este ano.
O novo fundo, conhecido pela sigla Fundeb, financiará a educação infantil, o ensino básico e o ensino secundário, ampliando os seus objectivos de execução em relação ao fundo anterior que apenas se limitava ao ensino básico. Recorde-se que a educação foi definida como uma das prioridades do segundo mandato do presidente Lula da Silva, iniciado este mês.
O ministro da Educação brasileiro, Fernando Haddad, afirmou que este aumento de recursos permitirá garantir o financiamento do sistema educativo, do sistema de avaliação e da formação de professores, explicando também que o incremento das verbas será obtido com o aumento das percentagens dos impostos destinados a este fundo especial.
A partir do quarto ano de vigência, o Fundeb atenderá um universo de 48 milhões de estudantes (860 mil crianças em infantários; 4,1 milhões no ensino pré-escolar; 34,1 milhões no ensino básico e 9 milhões no ensino secundário).


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 163
Ano 16, Janeiro 2007

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo