Página  >  Edições  >  N.º 154  >  Livros

Livros

Ditos e Reditos
Provérbios da lusofonia

Elisa Maria Lopes da Costa
Editora Paulinas
pp. 153

Diz a autora que ?a sabedoria ou, dito de outro modo, a experiência e o conhecimento das pessoas faz-se notar, na maioria das vezes, através da oralidade e menos da grafia. E os provérbios ilustram-na bem, pois são, em geral, originários da tradição oral e exímios a afirmar sem quase dizer.?
O livro, onde estão presentes algumas centenas de provérbios dos países da lusofonia, foi organizado pela autora no sentido de providenciar uma ferramenta útil para aqueles que se interessam pela língua portuguesa e suas variantes além-mar.

Classes, Identidades e Transformações Sociais
Para ler as evoluções da estrutura social portuguesa

Maria Cidália Queiroz
Campo das Letras
pp. 261

Este livro parte do pressuposto de que o conceito de classe continua a ser um instrumento pertinente, quer para ler as evoluções da estrutura social portuguesa, quer ainda para pensar a importante questão dos actores sociais que podem vir a protagonizar um movimento colectivo de contrapoder às forças que, na actualidade, geram graves fenómenos de regressão social.
Além de propor uma análise das mais recentes informações empíricas disponíveis sobre a estrutura social portuguesa, o livro combate a ideia de que a classe operária seria o único actor colectivo capaz de transformação social.

Um Poço sem Fundo
Novas reflexões sobre Literatura e História

Campo das Letras
pp. 453

Dividido em cinco partes, este livro reflecte sobre o género do romance histórico, colige alguns estudos sobre autores do século XIX e do início do XX, dá voz a autores do século XX que, de certa forma, transgridem ou subvertem o passado, mostrando a sua falência ou fragilidade, estudando ainda o tema de Inês de Castro e o D. Sebastião. A autora pretende, deste modo, contribuir para o aprofundamento das relações entre o passado e a sua transposição para a escrita. Relações, admite, ?sempre difíceis mas também sempre sedutoras?.


O Papel do Director de Turma na Colaboração Escola-Família

Armanda Zenhas
Porto Editora
pp. 199

Esta obra pretende familiarizar o leitor  com os esteios conceptuais, com as ferramentas analíticas e com a investigação empírica produzida no âmbito das temáticas da relação escola-família e do papel do director de turma nessa relação. Ao mesmo tempo avança com a apresentação de um estudo de caso, detalhando o trabalho de uma directora de turma relativamente aos encarregados de educação e aos alunos e a dinâmica de colaboração entre as famílias dos alunos e a escola, desenvolvida a nível da turma, ao longo de um ano lectivo.


O Livro das Boas Noites

José Jorge Letria
Ilustrado por Mimi
Editora Ambar
pp. 40

Quando o dia chega ao fim, tocam clarins para anunciar a chegada do Rei Sono e é tempo de dar as ?boas-noites? aos que ainda não vão deitar-se. Este livro, com texto de José Jorge Letria e ilustrações de Mimi, é uma maneira de lembrar aos mais pequenos que há um tempo para interromper os trabalhos e os estudos e dar ao corpo e ao espírito o descanso que ambos merecem. Um livro sobre os afectos, que, às vezes, durante a noite, se tornam sonhos doces, daqueles que apetece levar no bolso e na memoria pelo dia dentro, logo que amanhece.

Revista Lusófona de Humanidades e Tecnologias ? nº 10 (2004/2005)

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
pp. 260

Neste número anual da Revista Lusófona de Humanidades e Tecnologias destaque para um artigo de Almeida Santos, presidente do Partido Socialista e ex-Presidente da Assembleia da República, intitulado ?A sociedade portuguesa, trinta anos depois do 25 de Abril?, bem como para outros estudos e ensaios da área científica e humana, nomeadamente ?Nótulas sobre a arquitectura musical da água?, da autoria de Luís Conceição.


Compreender Nietzsche

Jean Lefranc
Editora Vozes
pp. 327

Nietzsche, o pensador ?intempestivo?, continua a ser o critico mais profundo e mais penetrante das ideias ?modernas?. Este livro propõe uma exploração fundamental dessa obra de confronto, obrigatória para qualquer estudante de filosofia, mas cujo acesso nem sempre tem sido fácil devido à abundância e à orientação dos comentários que lhe foram dedicados, por mais notáveis que alguns deles tenham sido.

Outros livros desta editora:

Compreender Hegel

Francisco Pereira Nóbrega
Editora Vozes
pp. 76

Compreender Kant

Georges Pascal
Editora Vozes
pp. 206

Compreender Platão

Christophe Rogue
Editora Vozes
pp. 207


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 154
Ano 15, Março 2006

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo