Página  >  Edições  >  N.º 149  >  5 de Outubro. Dia Mundial dos Professores

5 de Outubro. Dia Mundial dos Professores

Mais de 100 países comemoram em cada dia 5 de Outubro o «DIA MUNDIAL DOS PROFESSORES».
O «DIA MUNDIAL DOS PROFESSORES» é uma oportunidade de, no mesmo dia e no mundo inteiro, se chamar a atenção das opiniões públicas para os desafios e as dificuldades com que os educadores e professores de todo o mundo se confrontam.
Nos últimos anos, um pouco por todo o mundo, temos vindo a assistir a duas tomadas de posição contraditórias: ao mesmo tempo que os governos e os líderes de opinião afirmam a necessidade de educação e ensino de elevada qualidade para todos, os mesmos lideres apontam para o embaratecimento da educação e para a proletarização e a perda de prestígio social e de autonomia profissional dos docentes.
Um pouco por todo o mundo, e muitas vezes por imposição das mais altas organizações internacionais, assistimos à privatização da educação. Tal processo não significa necessariamente a privatização da propriedade das escolas, mas implica a privatização da sua gestão e dos seus processos e relações de trabalho.
Neste «DIA MUNDIAL DOS PROFESSORES» os docentes estão sujeitos a dois grandes desafios: devem, com o seu trabalho, contribuir para elevar o mais possível o nível de formação e de cultura de toda a população e, ao mesmo tempo, devem ser capazes de fortalecer colectivos capazes de contrariar as políticas que tornam cada vez mais difícil e problemático o cumprimento de tal objectivo profissional e social.
O jornal a Página da Educação, como colectivo da imprensa escrita, neste «5 de Outubro», reafirma a sua decisão de fazer o que estiver ao seu alcance para que em Portugal e no mundo todas as crianças e adultos possam ter acesso, em cada dia, a uma educação pública que corresponda às necessidades de desenvolvimento de cada indivíduo e da sociedade em que cada um vive.
Ser uma pequena Praça da República onde muitos dos que vivem, pensam e amam a educação se encontram, dialogam e fazem opinião, é um propósito reafirmado pela redacção neste cinco de Outubro de 2005. Porque hoje, mais do que nunca, estes espaços de encontro são necessários em Portugal.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 149
Ano 14, Outubro 2005

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo