Página  >  Edições  >  N.º 116  >  Descoberto um estranho dinossauro, mistura de lagarto e de coelho

Descoberto um estranho dinossauro, mistura de lagarto e de coelho

Um estranho dinossauro com dentes de roedor, que se assemelha vagamente a um cruzamento de lagarto e de coelho, foi descoberto recentemente por uma equipa de paleontólogos chineses. A equipa, dirigida por Xing Xu, encontrou este fóssil nas camadas do Cretácio Inferior do sítio geológico de Yixian (nordeste da China), o que significa que sua idade é de pelo menos 128 milhões de anos.
Os cientistas classificam-no na família dos ovirraptores e, dadas as suas particularidades anatómicas, deram-lhe o nome de "Incisivosaurus gauthieri" - "lagarto com incisivos de Gauthier" - em homenagem ao professor Jacques Gauthier, da Universidade de Yale, em New Haven (Estados Unidos), pelos seus trabalhos sobre os dinossauros terópodos.
Apesar do seu parentesco distante com os dinossauros carnívoros, este recém-chegado ao grupo dos ovirraptores apresenta a particularidade de possuir dentes pré-maxilares semelhantes aos incisivos dos roedores e pequenos dentes molares. "Este tipo de dentadura era desconhecida até ao presente entre os terópodos e sugere que o animal tinha um regime herbívoro", explica o professor Xing Xu.
A nova descoberta aponta para um caso de evolução convergente (aproximação morfológica entre animais que vivem em meios similares e se vêem confrontados com as mesmas dificuldades para sobreviver) e demonstra que os terópodos eram muito mais diversificados ecologicamente do que se supunha até agora.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 116
Ano 11, Outubro 2002

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo