Página  >  Edições  >  N.º 92  >  Educação na Internet em Debate no Canadá

Educação na Internet em Debate no Canadá

(AFP)

Depois do cinema, da televisão e da indústria dos jogos, a educação transforma-se em espaço novo e promissor da internet, apesar das actuais limitações da capacidade das tecnologias e do seu custo, que a tornam ainda inacessíveis aos países pobres.
Segundo os participantes do primeiro "mercado mundial da educação" que se realizou recentemente em Vancouver, no Canadá, o ensino, tradicionalmente financiado pelos dinheiros públicos, entra também na revolução digital e a comercialização caminha através da rede.
Várias centenas de universidades, governos, estabelecimentos escolares, editores de CD-ROM, desenhistas de sistemas e prestadores de serviços discutiram nesta cidade as possibilidades de cooperação, particularmente para a educação à distância.O objetivo é oferecer através da rede -na própria casa do usuário- cursos que tradicionalmente são ministrados a poucos alunos.
De facto, uma em cada três universidades nos Estados Unidos já têm este sistema, sem contar com as "universidades virtuais", como o Regents College, que tenta expandir-se internacionalmente. A revista Forbes baptizou o fenómeno recente de "webucation", que considera o novo "eldorado" da internet, enquanto a educação à distância se torna no seu
motor de crescimento.
"Estão a fazer falta métodos inovadores para apoiar o ensino", opinou Shona Butterfield, directora geral do Instituto Profissional de Ensino a Distância da Nova Zelândia. "Os professores poderão - dentro de dois ou três anos - mudar na concepçãodos alunos, via web e a fisonomia do ensino de línguas mudará radicalmente", prevê esta responsável.

Todos os direitos de reprodução e de representação reservados.
@ 1999 Agence France-Presse

sobre @ da Agence France-Presse


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 92
Ano 9, Junho 2000

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo