Página  >  Edições  >  N.º 70  >  Vila do Conde - 'Sob o Trópico de Câncer'

Vila do Conde - 'Sob o Trópico de Câncer'

Realiza-se de 7 a 12 de Julho mais um - o sexto - Festival Internacional de Curtas Metragens de Vila do Conde no Auditório Municipal.
Para as secções competitivas foram seleccionados, entre 1.100 filmes, 48 para a Internacional, a serem apresentados em 10 sessões (a serem repetidas ao ar livre) e 14 para a competição Nacional.
Além destas sessões, o Festival terá um programa especial de curtas metragens (C.M.) provenientes de latitudes meridionais com o lema 'Sob o Trópico de Câncer', que apresentará C.M. de países tão díspares como: Brasil (Glauber Rocha), Senegal, Bourkina Faso (Idrissa Ouedrago), Egipto (Youssef Chahine), Moçambique, Guiné-Conakry, Índia (Satyajit Ray), Argentina, Venuzuela e Cuba que incluirá uma retrospectiva dedicada ao realizador cubano recentemente falecido Santiago Alvarez. Durante o Festival decorrerá ainda uma retrospectiva dedicada ao trabalho de Saúl e Elaine Bass que incluirá uma grande exposição da obra gráfica de Saúl Bass.
Saúl e Elaine Bass são especialmente conhecidos por terem feito genéricos de filmes, alguns deles famosos como 'Casino' de Martin Scorcese, 'Vertigo', 'North by Northwest' e 'Psychoí de Hitchcock, 'West Side Story' de Robert Wise, 'Grand Prix' de John Frankenheimer, etc., etc. mas também várias curtas metragens que irão ser incluídas nesta retrospectiva como 'Why Man Createsí e 'Quest'.
De Saúl Bass disse Martin Scorcese:
'Saúl Bass era um grande artista' - é, inequivocamente, a primeira coisa a dizer. Saúl foi responsável por alguns dos momentos mais criativos do cinema de curta metragem.
Mesmo quando era adolescente já eu tomava consciência que uma nova sensibilidade estava a emergir dos anos 50 - mais adulta, mais visceral. Agora, esta sensibilidade mostra-se de diversas maneiras. Primeiro que tudo o tema, a droga no caso de 'The Man With The Golden Arm' ('O Homem do Braço de Ouro' de Otto Preminger). E nesse filme havia o tema musical de Elmer Berstein, realmente o primeiro tema de jazz do cinema. Havia as extraordinárias interpretações de Frank Sinatra, Kim Novak e Eleanor Parker. E havia os poderosos títulos de Saúl, uma série de linhas que convergiam agressivamente, ângulos estranhos que eventualmente formavam um braço. Havia também o poster, e isso era qualquer coisa de novo - o poster de um filme que ainda não tinha estreado que era como uma promessa de um sonho, e imediatamente sabiamos que era uma espécie de sonho. E o poster era de Saúl Bass.í
Tudo somado são só boas razões para várias idas a Vila do Conde de 7 a 12 de Julho.


Paulo Teixeira de Sousa


Nota:

Duas sugestões:
- primeira: Terça-feira, dia 7 de Julho a sessão da meia-noite sob o título 'O Sul Visto de Cá' o filme 'Les Statues Meurent Aussi' (1950) de Alain Resnais e Chris Marker. Foi proibido na altura em França e não só. Vão descobrir porquê.
- segunda: a sessão de encerramento Domingo às 22.00H. Passa o filme 'O Milagre da Terra Morena' de Santiago Alvarez feito em Portugal nos anos de 1974 e 1975. Inédito por cá. Vão descobrir porquê.


Legenda: 'Waiting For Woody' de Grant Heslov - U.S.A.
a apresentar na competição Internacional.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 70
Ano 7, Julho 1998

Autoria:

Paulo Teixeira de Sousa
Escola Secundária Especializada de Ensino Artístico de Soares dos Reis, Porto
Paulo Teixeira de Sousa
Escola Secundária Especializada de Ensino Artístico de Soares dos Reis, Porto

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo