Página  >  Edições  >  N.º 175  >  Considerado inocente o único oficial dos EUA julgado pelos abusos na prisão de Abu Ghraib

Considerado inocente o único oficial dos EUA julgado pelos abusos na prisão de Abu Ghraib

OS PODERES

O único oficial do exército americano levado a tribunal por causa dos abusos, das torturas e mortes praticadas na prisão de Abu Ghraib foi considerado, pelo tribunal militar, como inocente. O tribunal militar do Exército americano livrou da condenação o único oficial julgado pelos abusos a prisioneiros na prisão iraquiana de Abu Ghraib. O oficial recebeu apenas uma advertência por um delito associado, informaram fontes militares no dia 10 de Janeiro.
O coronel Steven Jordan, ex-director do centro de interrogatórios da prisão iraquiana, foi inocentado da maioria das acusações contra ele, incluindo a de maus-tratos, e foi reconhecido como culpado apenas por desobedecer a uma ordem que o proibiu de evocar os factos com os seus colegas durante a investigação. Mediante uma decisão tomada a 8 e anunciada a 10 de Janeiro, o general Richard Rowe, comandante da região militar de Washington e responsável pelo Tribunal Marcial que julgou o coronel Jordan, desaprovou as conclusões do júri anulando a única e pequena condenação a que fora sujeito.

AFP


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 175
Ano 17, Fevereiro 2008

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo