Página  >  Edições  >  N.º 140  >  Livros

Livros

A Universidade no século XXI
Para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade

Boaventura de Sousa Santos
Cortez Editora (Brasil)
www.cortezeditora.com.br
pp. 120

Dez anos depois de ter publicado "Da ideia da universidade à universidade de ideias", o autor volta ao tema da universidade respondendo a três perguntas: o que aconteceu nestes últimos dez anos? Como caracterizar a situação em que nos encontramos? Quais as respostas possíveis aos problemas que a universidade enfrenta nos nossos dias? Procedendo à análise das transformações recentes no sistema de ensino superior e o impacto destas na universidade pública, Sousa Santos identifica e justifica os princípios básicos de uma reforma democrática e emancipatória da universidade pública, ou seja, de uma reforma que permite à universidade responder criativa e eficazmente aos desafios com que se defronta no limiar do século XXI.

Ensino e Aprendizagem de Probabilidades e Estatística
Actas do I Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola

Organizadores:
José António Fernandes
Manuela Valentina Sousa
Sónia Alexandra Ribeiro

A Estatística e as Probabilidades, conjuntamente designadas por estocástica, nos últimos tempos têm assumido um papel cada vez mais relevante na vida das pessoas, das instituições e mesmo do Estado. (...)cada vez mais se impõe uma visão probabilística do mundo para lidar com um leque mais amplo de situações. Este livro apresenta as actas do I Encontro de Probabilidade e Estatística na Escola, que decorreram na Universidade do Minho no início deste ano.

Instituto de Investigação e Psicologia - Universidade do Minho
pp. 202


Educação à Distância
Um estudo de caso sobre formação contínua de professores via internet

Maria João da Silva Ferreira Gomes
Centro de Investigação em Educação - Universidade do Minho
pp. 415

A obra que se apresenta parte de uma revisão de literatura e de uma reflexão sobre a educação à distância: conceitos, teorias e tecnologias de suporte, para a partir daí estudar a viabilidade da implementação de iniciativas de formação contínua de professores, em modalidade de formação à distância suportada por serviços disponíveis através da Internet.

Políticas Educativas Nacionais e Globalização
Novas Instituições e Processos Educativos

Fátima Antunes
Centro de Investigação em Educação
pp. 544

Neste trabalho analisam-se algumas das tendências que marcam as actuais políticas educativas portuguesas. A partir de um estudo de caso - a criação e desenvolvimento do Subsistema de Escolas Profissionais - delineam-se e discutem-se alguns dos processos envolvidos na elaboração da agenda política nacional para a educação no contexto de dinãmicas de globalização e de europeização das políticas públicas.

Revista Lusófona de Educação nº 4
"Contra o pessismo pedagógico: o contributo da pedagogia diferenciada"

Director: António Teodoro
pp. 205

Este número dedica um espaço previligiado aos professores e à construção das suas identidades, com um dossier e, pelo menos, mais um artigo sobre a docência da oprimida, demonstrando que tem sido um campo previligiado de investigação no âmbito do Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos, a Unidade de Investigação & Desenvolvimento da Universidade Lusófona, responsável pela edição da Revista.

Prazer de Fazer
O lúdico-pedagógico no teatro com crianças e jovens
ou um trabalho de intervenção?

Eunice Macedo
Porto Editora
pp. 190

Neste trabalho, em que se exploram objectivos lúdicos e pedagógicos, faz-se a partilha de um conjunto de peças de teatro e propõe-se a sua recriação com outros grupos. Trata-se um conjunto de projectos em que se exploram diferentes línguas e diferentes expressões, numa perspectiva multidimensional e de transversalidade, em em que se reserva um espaço particular para a criação e reinvenção no colectivo.

Direitos Humanos na Europa
Um estudo da convenção europeia de direitos humanos

Este livro é um estudo da Convenção Europeia dos Direitos Humanos. O seu propósito não é o de catalogar todos os pontos que foram ou poderão ser levantados em Estrasburgo, mas sim explicar a finalidade da Convenção e o modo como ela funciona para benefício daqueles que não possuem ainda esse conhecimento.

J.G. Merrills
A.H. Robertson
Instituto Piaget
pp. 381

Outros livros desta editora:

A Natureza da Mente

Marc Jeannerod
Instituto Piaget
pp. 217

O Fim do Risco Zero

Xavier Guilhou
Patrick Lagadec
Instituto Piaget
pp. 268

Pensar a Lógica
Uma introdução técnica e teórica à filosofia da lógica e da linguagem

Gilbert Hottois
Instituto Piaget
pp. 241


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 140
Ano 13, Dezembro 2004

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo