O Stress na Infância Prevenção e tratamentoMaria Victoria Trianes Edições Asa pp. 287 Pode falar-se de stress na infância? Em que condições ocorre? Como se supera? A estas perguntas procura este livro dar resposta recorrendo a numerosos exemplos recolhidos da ampla experiência da autora, através de uma linguagem rigorosa mas clara e didática. Aos pais e educadores oferece a informação necessária para reconhecer quando uma criança sofre desta maleita.
Formação Contínua de Professores de Ciências Um contributo para uma melhor planificação e desenvolvimentoMiguel Marques Edições Asa pp.122 O título atribuído ao presente livro pode iludir o potencial leitor quanto ao público a que se destina. Não é, decididamente, um livro para formadores. O público-alvo deste trabalho é mais vasto, e nele se incluem todas com um interesse pessoal e profissional na formação contínua. Logo, formadores e professores.
Weblogs Dário de bordoElisabete barbosa António Granado Porto Editora pp. 94 Este é um livro acessível, destinado essencialmente a apresentar os weblogs - um fenómeno novo, que abre a cada pessoa, a cada grupo, a possibilidade de ser editor da sua própria informação e tomar a palavra no espaço público. A história e a descrição dos principais weblogs é complementada com indicações e ajudas práticas para quem queira iniciar-se nesta inovadora forma de comunicação.
Os Donos da Notícia Concentração da propriedade dos media em PortugalElsa Costa e Silva Porto Editora pp. 174 A concentração dos media em Portugal é uma realidade indiscutível. Falar em grupos de comunicação tornou-se corrente. Este livro procura ajudar-nos a perceber como nasceram esses grupos, o que os justifica e a que lógicas obedecem. A par deste estudo teórico sobre a concentração da propriedade dos meios de comunicação social, faz-se uma análise dos principais grupos nacionais, recorrendo a dados diversos e também ao testemunho pessoal dos seus líderes.
Produzir para Viver Os caminhos da produção não capitalistaBoaventura de Sousa Santos Edições Afrontamento pp. 438 Este livro é o segundo volume da colecção "Reiventar a Emancipação Social: Para Novos Manifestos". Trata-se de um vasto conjunto de estudos em que se dá conta de como, em diferentes países, os grupos sociais subalternos se organizam para resistir contra a exclusão social produzida pela globalização neoliberal e o fazem em nome da aspiração de um mundo melhor que julgam possível e a que sentem ter direito
Da Cadeira InquietaIracema Santos Clara Profedições pp. 138 Na última década do século que findou conhecemos uma mulher que queria ter sido arquitecta e que, por circunstâncias várias, não o foi de diploma, não perdendo, apesar disso, a vontade de fazer esquissos de projectos na forma de palavras escritas. No seu percurso conviveu com gentes e culturas diversas que enriqueceram o exercício de reflexão sobre problemas do mundo. Essa mulher, a Iracema, partilhou vivências com o jornal a PÁGINA da educação. Partes de textos que aí foram partilhados com emoção são agora publicados neste livro.
Sozinhos na EscolaJosé Pacheco Profedições pp. 135 Depois de «Quando eu for Grande quero ir à Primavera», José Pacheco, volta agora com «Sozinhos na Escola». Mais histórias, de reflexão pedagógica, que não podem ser desligadas desse projecto educativo sui generis que é o da Escola da Ponte em Vila das Aves. Histórias publicadas nos últimos anos, na rubrica mensal «do primário», no jornal a PÁGINA da educação.
Por Falar em Formação Centrada na EscolaManuel Matos Profedições pp. 218 Os textos, que aqui se editam em volume, cumpriram já uma pequena história. Companheiros mais ou menos solidários de tantos outros seus iguais, foram habitando regularmente o jornal a PÁGINA da educação desde há um bom par de anos. Tinham, então, um nome genérico «Formação e Trabalho» e pretendiam reconhecer-se numa causa comum, qual era a de favorecer uma reflexão sobre o quotidiano das escolas a partir de temáticas que lhe são, hoje, inevitavelmente transversais.
Etnografia e EducaçãoPedro Silva Profedições pp. 128 A presente obra constitui uma reflexão sobre o método etnográfico. Assenta numa pesquisa empírica conduzida pelo autor e, embora inclua descrição e análise de procedimentos técnicos próprios da etnografia, não constitui um manual. Nela se aponta para a pluralidade de modalidades de que o exercício da prática de investigação etnográfica pode relevar, assim como se equaciona o leque de tensões que caracteriza toda a pesquisa deste tipo.
|