Página  >  Edições  >  N.º 125  >  Hormonas sexuais influenciam sentido de orientação

Hormonas sexuais influenciam sentido de orientação

MENSTRUAÇÃO-ORIENTAÇÃO

De acordo com um recente estudo de cientistas alemães da Universidade de Bochum, as diferenças de percepção espacial entre homens e mulheres devem-se, fundamentalmente, ao maior ou menor fluxo de hormonas sexuais no sangue. Os cientistas constataram, através de diversos testes de orientação, que as mulheres alcançam as mesmas médias dos homens quando estão no seu menor nível hormonal feminino, o que acontece durante a menstruação. Num artigo publicado na revista científica Rubin, psicólogos e neurologistas daquela universidade concordaram que durante aquele período se acentua a assimetria entre os lóbulos cerebrais. Nos homens, essa asimetria é mais pronunciada. "O interessante", destacaram, é que "essa pequena diferença fica suspensa pelo menos uma vez por mês".
A equipa de cientistas submeteu algumas mulheres a testes de orientação espacial durante os períodos de maior e menor nível hormonal no sangue, com o objectivo de determinar as diferenças. Durante a menstruação, as mulheres alcançaram os mesmos resultados que os homens, mas essa capacidade diminuiu no período que vai do 14º ao 28º dia do ciclo menstrual, o de maior nível hormonal.
"As nossas pesquisas mostram que a assimetria varia fundamentalmente de acordo com a flutuação da progesterona", sublinharam os investigadores, permitindo-lhes concluir que durante o ciclo menstrual as faculdades visuais e de orientação espacial mudam radicalmente.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 125
Ano 12, Julho 2003

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo