Página  >  Edições  >  N.º 115  >  Arqueólogos descobrem importantes sítios de produção de cobre na Jordânia

Arqueólogos descobrem importantes sítios de produção de cobre na Jordânia
Uma equipa de arqueólogos americanos, britânicos e canadianos descobriram recentemente na Jordânia diversos locais de produção de cobre que remontam à Idade do Bronze e do Ferro (segundo e primeiro milénio antes de Cristo), o que constitui uma prova da emergência dos primeiros Estados históricos do Médio Oriente. A localidade de Jirbat Hamrat Ifdan, no deserto de Faynan, 50 km ao sul do Mar Morto, data da Idade do Bronze e deixa patente que a produção de cobre era fruto de uma actividade "estratégica" nas relações entre as potências da época, revelam especialistas.
Segundo Mohammad al Najjar, director de explorações do departamento jordano de antiguidades, o cobre era um "metal estratégico" durante aquela época, quase comparável ao petróleo na actualidade, tendo desempenhado um "papel crucial no nascimento da economia e definição das políticas dos primeiros estados nesta região".
Russell Adams, pesquisador da Universidade da Califórnia em San Diego, estima que as provas sobre a produção maciça de cobre nesse lugar e sobre as "inovações" na fundição deste mineral demonstram a "centralização crescente do poder nas primeiras sociedades".

  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 115
Ano 11, Setembro 2002

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo