Página  >  Edições  >  N.º 159  >  Falta de alimento provoca atraso de desenvolvimento mental nas crianças

Falta de alimento provoca atraso de desenvolvimento mental nas crianças

AS VERGONHAS do MUNDO

A falta de alimento durante a infância pode desencadear um atraso irreversível do desenvolvimento mental, um fraco quociente intelectual e uma redução da capacidade de aprendizagem nas crianças?, revela um estudo publicado pelo Programa Alimentar Mundial (PAM), onde este organismo das Nações Unidas recorda ainda que perto de seis milhões de crianças morrem anualmente por causas associadas à desnutrição.
?A nutrição durante a gravidez e a primeira infância tem um impacto substancial no desenvolvimento do cérebro?, diz o PAM, segundo o qual ?apesar de ser possível melhorar o desenvolvimento intelectual das crianças, a sua capacidade, após a primeira infância, está já determinada no essencial?.
Ainda de acordo com este estudo anual sobre a fome no mundo, o quociente intelectual das populações de mais de 60 países é 10 a 15 pontos inferior ao desejável em consequência da carência de iodo.
Este organismo das Nações Unidas lembra ainda que o número total de pessoas que sofrem de desnutrição recuou entre um quinto e um sexto da população mundial entre 1990 e 2000, mas que omitindo os progressos realizados pela China esse número teria aumentado em dezoito milhões. Quanto às crianças em idade pré-escolar sofrendo de fome, o seu número passou no mesmo período de 162 para 135 milhões.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 159
Ano 15, Agosto/Setembro 2006

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo