Página  >  Edições  >  N.º 113  >  Cerca de 5 mil pessoas morrem diariamente no mundo por causa do trabalho

Cerca de 5 mil pessoas morrem diariamente no mundo por causa do trabalho
Cerca de 5 mil pessoas morrem diariamente em consequência de um acidente ou por doenças relacionadas com o trabalho, informa a Organização Internacional do Trabalho (OIT), estimando que o número anual de sinistrados atinja um número que ronda os dois milhões. Como elemento de comparação, refira-se que as guerras causam "apenas" uma média de 650 mil mortos por ano em todo o mundo.
Fazendo a análise por sector, os acidentes de trabalho causam 350 mil mortos em cada ano, e por cada acidente mortal contam-se mil acidentes não mortais que provocam incapacidades parciais ou permanentes, segundo aquela organização. Por outro lado, as substâncias perigosas - como o amianto, que rouba a vida a cerca de 100 mil pessoas - matam anualmente 340 mil.
Segundo a OIT, pelo menos metade dos acidentes mortais poderia ser evitada com medidas preventivas. A agricultura, a construção e as minas são os sectores mais perigosos para os trabalhadores nos países em vias de desenvolvimento e nos industrializados. Os estudos citados pela publicação da OIT "Educação Operária" assinalam que a presença dos sindicatos reduz consideravelmente o número de acidentes e de problemas de saúde no trabalho.

  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 113
Ano 11, Junho 2002

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo