Página  >  Edições  >  N.º 78  >  Inquérito do Mês

Inquérito do Mês

Perguntas

P1 - Conhece o projecto de perdão de penas previsto para assinalar o quarto de século do 25 de Abril?

P2 - Concorda? Porquê?

 

Respondem

Ana Isabel, 18 anos, estudante

R1- Não.
R2- Depende, porque há muitos tipos de presos e de motivos que os levam a estar na prisão. Mas em princípio não concordo, porque devem pagar pelo que fizeram de mal.

João Silva, 52 anos, vendedor

R1 - Sim, estou a par.
R2 - Não tenho uma opinião definida sobre o assunto, mas partindo das palavras do Presidente da República, e assumindo que ele é um homem de boas intenções, com um passado democrata, penso que sim. Basicamente tenho uma opinião política que corresponde à opinião do meu partido, porque tenho confiança nos seus dirigentes.

J.M.F., 35 anos, secretária

R1 - Já ouvi falar.
R2 - Não concordo, porque acho que quem age por mal deve pagar pelo que fez. A mesma coisa se passa comigo: quando faço algo injusto ou errado também pago por isso. Hoje, por exemplo, fui assaltada. Acho que os indivíduos que me prejudicaram deviam ser penalizados pelos seus actos. Apesar disso é difícil ter uma opinião generalizada, porque cada situação é um caso particular.

Carla Mina, 23 anos, estudante

R1 - Sei que de vez em quando há uns perdões de penas, mas desta em particular ainda não ouvi falar.
R2 - Não tenho uma opinião formada, mas se forem delitos menos graves, como multas, estou de acordo. Quando se trata de delitos comuns já não posso estar de acordo, porque é uma questão de critérios. Se há critérios para julgar as pessoas eles devem ser mantidos independentemente das circunstâncias. É uma questão de igualdade para todos os cidadãos.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 78
Ano 8, Março 1999

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo