Página  >  Edições  >  N.º 181  >  EUA têm lista terrorista com um milhão de nomes

EUA têm lista terrorista com um milhão de nomes

PARANOIA

Os Estados Unidos têm uma lista de um milhão de «terroristas» ou suspeitos de terrorismo, revelou nesta segunda-feira uma organização americana de defesa das liberdades civis.
A American Civil Liberties Union (ACLU) disse que teve acesso a esse número num relatório do departamento da justiça relativo ao 'Terrorist Screening Center', da Polícia Federal Americana (FBI), que reúne as informações sobre os suspeitos de terrorismo.
O centro "tinha mais de 700.000 nomes no seu banco de dados em Abril de 2007, e 20.000 novos suspeitos eram acrescentados à lista em cada mês", segundo o relatório do departamento da Justiça.
"De acordo com esses números, a lista tem agora mais de um milhão de nomes", concluiu a ACLU num comunicado.
A lista inclui pessoas falecidas, como o ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, executado em Dezembro de 2006, e até o senador americano Ted Kennedy, segundo a ACLU.
O ex-presidente da África do Sul e Prémio Nobel da Paz Nelson Mandela também estava na lista, mas o Congresso dos Estados Unidos retirou recentemente o nome dele.
"A lista é um óptimo exemplo dos erros cometidos pelo governo no combate ao terrorismo: é injusta, sem controle, administrada de forma incompetente e desperdiça recursos. Além disso, impede muitas pessoas de viajarem", declarou a jornalistas Barry Steinhard, representante da ACLU.
A Transportation Security Administration (TSA) negou categoricamente que a lista tenha um milhão de nomes, afirmando que são na verdade menos de 450.000.

AFP


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 181
Ano 17, Agosto/Setembro 2008

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo