Página  >  Edições  >  N.º 167  >  Primeira universidade virtual japonesa abre as suas "janelas"

Primeira universidade virtual japonesa abre as suas "janelas"

CURSOS VIRTUAIS

As aulas do primeiro grande campus virtual do Japão, a "Cyber Universidade", tiveram início no mês de Abril e estão abertas aos mais variados candidatos: jovens sem diploma, trabalhadores desejosos de enriquecer o seu currículo ou meros cidadãos que não se querem ver ultrapassados pelas novas tecnologias.
Financiada em grande parte pelo operador de telecomunicações Softbank, esta universidade inteiramente digital e operada 'on-line' está potencialmente acessível a todas as pessoas maiores de 18 anos que tenham completado os doze anos de escolaridade obrigatória.
Comportando dois departamentos - informação e telecomunicações (gestão e tecnologias) e investigação sobre o património mundial - esta universidade "permite que qualquer pessoa, independentemente da sua idade e do local de residência, possa estudar sem constrangimento de horário", explica Sakuji Yoshimura, arqueólogo e director da Cyber Universidade.
Um total de 516 estudantes inscreveu-se já no primeiro ano, dando início a um curso de quatro anos que lhes permitirá obter um diploma académico oficialmente reconhecido. As aulas são ministradas por especialistas, desde engenheiros a investigadores e professores.
Cada estudante desembolsa cerca de 110 mil yens (cerca de 710 euros) para o exame de admissão e matrícula. As propinas elevam-se a 21 mil yens (135 euros) por cada unidade concluída, sendo necessário completar 124 para obter o diploma de final de curso.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 167
Ano 16, Maio 2007

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo