Página  >  Edições  >  N.º 162  >  Descobertas dez novas espécies de peixe em São Tomé

Descobertas dez novas espécies de peixe em São Tomé

BIODIVERSIDADE

Um grupo de cientistas descobriu 10 espécies de peixes até agora desconhecidas no arquipélago de São Tomé e Príncipe, em frente à costa da África ocidental.
A equipe de investigação, que inclui quatro biólogos brasileiros e três americanos, também observou 50 espécies de peixes que até agora não haviam sido vistas na região, numa expedição de duas semanas realizada em Fevereiro, explicou à AFP Peter Wirtz, biólogo marinho da Universidade do Algarve.
Wirtz afirmou que é possível encontrar mais espécies desconhecidas de peixes nas águas tropicais deste arquipélago, situado sobre o Equador, no Golfo da Guiné, a 240 km da costa ocidental africana.
"Se encontrámos ali 60 espécies não registradas antes, dez delas desconhecidas para a ciência, em poucas semanas, significa que há muitas, muitas mais", disse numa entrevista por telefone.
"É realmente um dos principais pontos de biodiversidade marinha inexplorada da Terra. Deveríamos ter feito mais mergulhos, a maior profundidade, mas não pudemos", comentou.
Os cientistas apresentaram as descobertas da sua expedição, financiada pela sociedade americana National Geographic, à Zootaxa, uma publicação científica internacional especializada em taxonomia animal.
São Tomé e Príncipe tem mil quilómetros de superfície e a sua população ronda os 150.000 habitantes.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 162
Ano 15, Dezembro 2006

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo