Página  >  Edições  >  N.º 152  >  Correntes do Atlântico podem alterar clima europeu

Correntes do Atlântico podem alterar clima europeu

NATUREZA

O sistema de correntes marítimas que atravessa o Oceano Atlântico, garantindo ao noroeste da Europa temperaturas moderadas, pode estar a mudar e conduzir a alterações climáticas na região, revela um estudo publicado na revista científica britânica ?Nature?.
De acordo com o estudo, dirigido pelo professor Harry Bryden, do Centro Nacional de Oceanografia da Universidade de Southampton, em Inglaterra, a corrente que banha as costas europeias registou uma redução do fluxo em cerca de 30 por cento nos últimos cinquenta anos.
O sistema de correntes do Atlântico é formado por um fluxo "ascendente" quente, a célebre Corrente do Golfo, prolongada pelo deslocamento norte do Atlântico, e dois fluxos "descendentes", que conduzem, para leste e oeste, as águas frias até ao Equador, onde voltam a aquecer.
"O calor que ela transporta fornece uma contribuição substancial ao clima temperado da Europa marítima e continental e qualquer desaceleração da circulação oceânica poderá implicar alterações climáticas", alerta Bryden.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 152
Ano 15, Janeiro 2006

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo