Página  >  Edições  >  N.º 116  >  Oito por cento dos sem-abrigo ingleses têm diploma universitário

Oito por cento dos sem-abrigo ingleses têm diploma universitário

Quase metade dos sem-abrigo em Inglaterra possui formação profissional e 8% deles um diploma universitário, destaca um estudo divulgado recentemente pela Crisis (Crise, em Inglês), uma associação de ajuda às pessoas sem residência fixa. Segundo o documento, 25% delas tem estudosde nível básico, 8% possuem o "A level" (equivalente ao bacharelato), 8% um diploma universitário e 5% um título profissional.
"Um total de 532 pessoas dorme regularmente à noite nas ruas de Inglaterra, mas este país possui quase 400.000 cidadãos sem tecto", afirma o porta-voz da Crisis, "dormindo em centros de abrigo temporário, em casas ocupadas ilegalmente ou em casas de amigos, no chão".
A maioria destas pessoas não está nas ruas graças às autoridades e aos organismos de ajuda, que as instalam em centros de abrigo, mas "isso não significa que não precisem de mais ajuda", precisou à rádio BBC Shaks Ghosh, presidente da Crisis. "Muitas pessoas sem residência fixa têm problemas de dependência de álcool e drogas, outras sofrem de problemas de saúde mental e, a não ser que nos ocupemos seriamente do assunto, não iremos muito longe para resolver esta situação", acrescentou Ghosh.
Na opinião de Ghosh, o estudo realizado em Londres, Birmingham, Manchester, Canterbury e Portsmouth, com uma amostra de 150 pessoas sem casa, "prova que a educação, por si só, não serve de protecção contra a rua".


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 116
Ano 11, Outubro 2002

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo