Página  >  Edições  >  N.º 98  >  Exibicionismos

Exibicionismos

Um estudo publicado na revista «Human Nature» de Dezembro revela que os homens têm uma conduta exibicionista quando há mulheres por perto e que o telemóvel é um dos atributos que chamam a atenção delas - contudo, e ao contrário de outros atributos que, segundo crença generalizada entre os homens, chamam a atenção das mulheres, quanto mais pequeno for o telemóvel melhor, uma vez que isso supõe mais sofisticação do proprietário e mais dinheiro para gastar.

Os autores do estudo - Robin Dunbar e John Lycett, da Universidade de Liverpool - procederam a uma investigação, ao longo de quatro meses, num bar do centro da cidade, que lhes permitiu documentar a forma como os homens exibem os respectivos telemóveis em público. Nesse acto notam-se, nomeadamente, semelhanças com o comportamento dos restantes machos do reino animal quando, em grupo, competem mediante atitudes exibicionistas.

"Quantos mais homens houvesse em volta, mais se lhes viam os telemóveis", explica Lycett. Segundo Dunbar, que aprofundou a investigação, é mais provável que as mulheres aceitem ou procurem relacionar-se com homens mais exibicionistas.

Para esta evolução do estudo, Dunbar contou com a ajuda da investigadora Susan Kelly. Ambos pediram a 60 mulheres que comentassem sobre aspectos comportamentais mais atraentes nos homens. As mulheres elegeram maioritariamente tipos de conduta ousada, envolvendo riscos, distinguindo formas comuns de exibicionismo - Dunbar exemplifica que é mais provável que os homens corram riscos a atravessar uma rua se houver mulheres por perto - e admitiram como mais provável estabelecer uma relação (breve ou longa) com homens dispostos a correrem riscos.

Quando os investigadores perguntam a homens o que suspeitam que mais agradará às mulheres, eles parecem saber. "O exibicionismo dá resultado e os homens sabem-no. É deprimente", conclui Dunbar.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 98
Ano 10, Janeiro 2001

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo