Página  >  Edições  >  N.º 94  >  Irão Abre Escolas às Cores Alegres

Irão Abre Escolas às Cores Alegres

As estudantes das escolas primárias iranianas vão ter permissão para usar casacos coloridos pela primeira vez desde a Revolução Islâmica, em 1979, anunciou recentemente o Ministério da Educação daquele país. Até hoje, o preto, o castanho e o azul-marinho eram as únicas cores permitidas. As restrições, porém, continuam em vigor para as estudantes mais velhas.
De agora em diante, "cores alegres e suaves estão autorizadas nas escolas primárias, com a condição de que não sejam chocantes e estejam em harmonia com o espírito educacional", refere a agência noticiosa oficial IRNA, citando as palavras do ministro, acrescentando que o "uso de cores claras ajuda a criar uma atmosfera jovial" e a "preservar a saúde mental dos estudantes". Quanto ao "shador" - o típico véu que cobre a cabeça das mulheres - o ministro disse que o seu uso é preferível, mas "de maneira alguma pode ser imposto às estudantes".
Cerca de 20 milhões de iranianos, 52% deles raparigas, frequentarão a escola no próximo ano, a que se juntam cerca de dois milhões de universitários. O Irão tem uma população superior a 60 milhões de pessoas, sendo que 35 milhões têm menos de 30 anos de idade.

Todos os direitos de reprodução e de representação reservados.
@ 1999 Agence France-Presse

sobre @ da Agence France-Presse


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 94
Ano 9, Setembro 2000

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo