Página  >  Edições  >  N.º 88  >  Portugal Reforça Laços com Cientistas ?Emigrados?

Portugal Reforça Laços com Cientistas ?Emigrados?

Sistematizar a cooperação com investigadores portugueses radicados no estrangeiro ? era este o objectivo do primeiro encontro de cientistas nacionais ?emigrados?, que teve lugar em Lisboa no passado mês de Janeiro, numa iniciativa conjunta dos ministérios da Ciência e Tecnologia e dos Negócios Estrangeiros.
Nas conclusões do encontro, o ministro da Ciência e Tecnologia comprometeu-se a operacionalizar, no mais curto espaço de tempo, os desejos manifestados pelos mais de 30 participantes, oriundos da Alemanha, Brasil, Estados Unidos, França, Inglaterra e Itália.
A intervenção de cientistas portugueses radicados no estrangeiro em programas de treino académico realizados em centros de investigação nacionais foi uma das propostas avançadas por Mariano Gago, sublinhando a ligação emocional que os investigadores patrícios mantêm com Portugal.
Por outro lado, e comentando o interesse manifestado por alguns dos presentes numa cooperação mais estreita com a União Europeia, o ministro considerou-a essencial e adiantou que Portugal estabeleceu o reforço da relação científico-tecnológica entre a UE e o resto do mundo ? nomeadamente a Ásia, o Brasil e os Estados Unidos ? como prioridade da presidência portuguesa (primeiro semestre de 2000).
O reforço das relações entre os cientistas portugueses e as universidades e indústrias nacionais foi outro dos objectivos enunciados por Mariano Gago, que realçou, ainda, a mais-valia que representa a presença de investigadores nacionais no exterior.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 88
Ano 8, Fevereiro 2000

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo