Página  >  Edições  >  N.º 87  >  Educação Gratuita

Educação Gratuita

(AFP)

A Federação dos Encarregados de Educação dos Alunos das Escolas Públicas, em França, lançou recentemente uma campanha de "gratuicidade total do ensino", pedindo a extensão dessa medida aos estabelecimentos de ensino franceses no estrangeiro, mas sobretudo o respeito da lei no que concerne aos sectores de ensino onde ela é aplicável.
Esta organização insurge-se contra as contribuições pecuniárias pedidas frequentemente às famílias para actividadaes pedagógicas obrigatórias no ensino primário, e muitas vezes em níveis de ensino subsequentes, para compra de cadernos de exercício e outros materiais, que considera uma responsabilidade da escola. Nesse sentido, a federação contesta igualmente a insuficiência de verbas destinadas à compra ou renovação dos manuais escolares.
"Existem leis e directivas que proibem estas práticas. A escola da república é gratuita, por isso exigimos a aplicação pura e simples da lei", afirmou o presidente daquela estrutura, Dupon-Lahitte. "Recusamos uma escola liberal onde uns pagam pelos outros. A escola é um serviço público onde todos os jovens devem estar em pé de igualdade e beneficiar dos mesmos serviços".

Todos os direitos de reprodução e de representação reservados.
@ 1999 Agence Françe-Presse

sobre @ da Agence France-Presse


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 87
Ano 8, Janeiro 2000

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo