Página  >  Edições  >  N.º 86  >  Papéis de Música (II)

Papéis de Música (II)

Foi em Outubro de 1997 que foi escrito o PAPÉIS DE MÚSICA. Referi-me nesse artigo ao número um de uma excelente revista de jazz que dava pelo nome de O papel do Jazz. (A Página anda atenta!). Digo "dava" porque já não dá. É que a dita revista faleceu em meados de 1998, depois de quatro números. É pena. E até apetece dizer que é fatal destino! Por que é que nós somos assim? Que doença congénita nos atacou? Por que é que o português não se vira para a leitura fazendo com que obras tão importantes vejam curta a sua existência? Eu tenho uma resposta, mas como não sou de intrigas ... adiante!
Agora, atenção! Vem aí o ano Bach. O ano Bach porque o compositor faleceu em 1750; por isso, esteja atento e cultive-se. Haverá concertos, edições de discos, programas de televisão, artigos de jornais por quem sabe (e por quem não percebe nada ? é limpinho!). Por isso, esteja atento. E revistas? Não sei, é difícil, pelo menos em Portugal, como se vê.
Então, e se quer mesmo aprofundar os seus conhecimentos posso dar um conselho? Aí vai: chama-se Goldberg e publica-se desde 1997. Vem de Espanha (tinha de ser!) e lê-se em espanhol e em inglês. Classificação: *****! E faz questão, sem fundamentalismos, de se ficar pela música até 1750. Lá está, a tal data ... e mesmo o nome é capaz de se dever às Variações Goldberg, escritas por Bach oito anos antes da sua morte. Você pode encontrar a revista por aí, não lhe digo onde para não fazer publicidade, mas procure-a, ande lá ... É feita com um excelente papel, tem numerosas ilustrações, entrevistas com grandes músicos, anúncios de concertos, anúncios e críticas de discos. E não é nada cara. A especialidade, como já depreendeu, é a música antiga. O primeiro número foi dedicado a Ockeghem, cantor e compositor da Corte do rei de França no século XV. Os números seguintes estudaram compositores como Hildegard, Machaut, este, compositor e poeta do século XIV, etc. É que, além de ficarmos a saber um pouco das vidas destes compositores, ficamos também a saber muito de História.
E pronto, hoje já fiz o meu papel ... Leia e oiça música! Vá a concertos.
As salas de professores andam muito ruidosas, e isso faz mal aos ouvidos e ao espírito...

Guilhermino Monteiro
Escola Secundária José Macedo Fragateiro, Ovar


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 86
Ano 8, Dezembro 1999

Autoria:

Guilhermino Monteiro
Escola Secundária do Castêlo da Maia
Guilhermino Monteiro
Escola Secundária do Castêlo da Maia

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo