Página  >  Edições  >  N.º 81  >  A Terra é Nossa, Quem vai Permitir que Alguém se Lembre de a Destruir ?

A Terra é Nossa, Quem vai Permitir que Alguém se Lembre de a Destruir ?

Assim começam os vinte e cinco poemas que Luisa Ducla Soares escreveu para o Bando dos Gambozinos e que Suzana Ralha musicou. E o refrão parece dar uma resposta adequada: "Nos verdes campos de Abril, Entre papoilas vermelhas, Coelhos saltitam, Arrebitando as orelhas".
Da colaboração entre a escritora e o Bando dos Gambozinos nasceu um disco que foi lançado na altura das Comemorações do 25 de Abril e que merece ser escutado com toda a atenção. É que falar hoje de música "pimba" é um lugar comum. Mas a verdade é que nem as crianças lhe escapam. Por isso se torna um imperativo destacar quem no campo da música se vem notabilizando pela pedagogia, recusando soluções de baixo preço. É o caso dos Gambozinos, cuja história (tanto quanto conheço), continua por fazer (infelizmente). De resto, devo lembrar que não é esta a primeira vez que se escreve nestas curtas crónicas a propósito do Bando dos Gambozinos. Recordo, a propósito, a crónica de Janeiro de 1997 onde se deu conta de "As Cançõezinhas da Tila", de Fernando Lopes-Graça e Matilde Rosa Araújo.
Desta vez foi a própria Suzana Ralha quem musicou, e o resultado não desmerece do disco anterior. Destaco a canção No arranha-céus, pela escolha do cromatismo executado na perfeição, o que prova mais uma vez que as crianças são perfeitamente capazes de ir muito mais longe do que um simples sol-e-dó. Depois, é um autêntico prazer para os ouvidos escutar a belíssima melodia de O Gato Philidor, embora me queira parecer que os "miados" fossem perfeitamente evitáveis, penso também que Suzana Ralha podia, nesta canção, ter "aberto" em vozes e assim obter algum acrescento à melodia, muito embora (não é Zé Manel?), ela viva só por si. E já agora (e os músicos sabem do que falo!) posso confirmar que se, como diz a canção, o gato "Miava às gatas, Só em dó maior", é mesmo verdade, é mesmo em C M!
Ficamos à espera do próximo!

Guilhermino Monteiro
Escola Secundária José Macedo Fragateiro / Ovar


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 81
Ano 8, Junho 1999

Autoria:

Guilhermino Monteiro
Escola Secundária do Castêlo da Maia
Guilhermino Monteiro
Escola Secundária do Castêlo da Maia

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo