Página  >  Edições  >  N.º 79  >  Palcos em Abril

Palcos em Abril

HOMENAGEM A ZECA AFONSO

Amélia Muge, Canto Nono (na foto), Gaiteiros de Lisboa e Rui Júnior + Tocá Rufar, foram os nomes 'convocados' por José Mário Branco para uma homenagem a José Afonso que coincidirá com a comemoração do 25º aniversário da Revolução dos Cravos. O autor de "Ser Solidário" é o director musical da homenagem, que compreende a realização de três espectáculos: Braga (Teatro Circo, 23 de Abril), Seixal (Largo 1º de Maio, 24) e Loulé (Cineteatro Municipal, 25).

25 ANOS DO 25 DE ABRIL

Os galegos Na Lua, Fernando Tordo e, como habitualmente, o Coral de Letras da Universidade do Porto, constituem o cartaz do espectáculo comemorativo dos 25 anos do 25 de Abril que terá lugar no Coliseu portuense (dia 24, às 21h30) - produzido pela Culturporto, o espectáculo será transmitido directamente para um ecrã gigante instalado na Praça General Humberto Delgado.
Ainda a propósito do 25 de Abril, no Teatro Municipal Rivoli está a decorrer um ciclo intitulado «Conferências do Porto - 25 Anos do 25 de Abril», que se prolongará até 12 de Maio, todas as quartas-feiras, às 18 horas. Mário Soares foi o primeiro conferencista, no dia 31 de Março, seguindo-se Freitas do Amaral, Pinto Balsemão, Lurdes Pintasilgo, Álvaro Cunhal e António Guterres.

RITA RIBEIRO

é Maria Callas na mais recente produção de Filipe La Féria, que se transfere para o Coliseu do Porto depois do enorme sucesso de público registado ao longo de seis meses de representações em Lisboa (mais de 100 mil espectadores). E a crítica da capital também não ficou indiferente, destacando a excelência do espectáculo e da interpretação de Rita Ribeiro.
Baseado na peça homónima de Terence Mcnally, eleita pelos críticos nova-iorquinos como a melhor de 1998, "Maria Callas" conta, ainda, com a prestação dos cantores líricos Lia Altavilla, Cláudia Baião e Tiago Sepúlveda, do pianista Fernando Domingos e do actor Hugo Rendas.
Na sala portuense, "Maria Callas" canta todas as noites (21h30), de 12 a 20 de Abril.

PORTUGUÊS, GUAPO Y MATADOR

é o título da primeira produção do Teatro Art'Imagem para este ano e tem estreia marcada para 13 de Abril, no Auditório Nacional Carlos Alberto, onde ficará em cena até 23 de Abril (de terça-feira a domingo, sempre às 21h30).
Com encenação de José Abreu Fonseca, direcção plástica de António barros, banda sonora original de Alfredo Teixeira, desenho de luz de Manuel Matos e interpretação de Célia ramos, Hugo Cristóvão, Marta Mateus, Miguel Rúben e Vitória Horta, "Português, Guapo y Matador" é baseado na novela homónima, de Manuel Jorge Marmelo, que também fez a adaptação dramatúrgica.

JEROEN DE GROOT

(violino) e Bernd Brackman (pianista) são dois prestigiados músicos holandeses convidados para os dois Concertos de Páscoa agendados para o Centro Cultural São Lourenço, em Almancil. No dia 7 de Abril, às 19h30, o duo interpretará peças de Arvo Pärt, Claude Debussy, Maurice Ravel e Sergei Prokofiev; três dias depois, à mesma hora, Tomaso Vitali, Edvard Grieg, Pablo de Sarasate, Robert Schumann e Camile Saint Saëns-Ysaye, são os compositores em foco.

E AINDA...

No Coliseu: Laura Pausini (dia 7, 21h30), Bob Dylan (dia 8, 22 horas), Vladimir Askenazy (dia 22, 21h30), Ballet Nacional de Cuba (dia 27, 21h30), Miguel Ângelo (dia 29, 22 horas), Carlos do Carmo (dia 30, 22 horas) e Ala dos Namorados (dia 9 de Maio, 22 horas).
No Rivoli: Concertos de Domingo - no dia 11 de Abril, às 11 horas, Rute Azevedo (viola de arco), Luís Carvalho (clarinete) e Rui Pinheiro (piano) interpretam Schumann, Schubert, Max Bruch e Brahms; no dia 25, à mesma hora, a pianista Bárbara Dória interpreta peças de Chopin e Lees -; «Nascer da Noite» com Sloppy Joe (dias 8 e 9 de Abril, às 24 horas); Milladoiro (dia 13, às 21h30); "Uma Viagem pela Música Infantil", com Graça Mota (dia 20, às 21h30); «Nascer da Noite», com Pedro Couto Soares (flauta), Jed Barahal (violoncelo) e Francisco Monteiro (piano), que interpretam Astor Piazzola, Jorge Peixinho, Carlos Azevedo, Alexandre Delgado e George Crumb (dias 22 e 23, às 24 horas); o pianista Artur Pizarro interpreta Chopin e Schumann, no âmbito das comemorações garrettianas (dia 23, às 21h30); concerto único de Waldemar Bastos e Naná Vasconcelos (dia 29, às 21h30).
Teatro Nacional S. João: "Afirma Pereira", de Antonio Tabucchi, com adaptação e encenação de Didier Bezace (em Francês, com legendagem em Português), dias 8 e 9, às 21h30; Música Clássica de Inspiração Cigana, pela Orquestra Nacional do Porto (dias 16 e 17, às 21h30); de 24 de Abril a 2 de Maio, "Divisão B - Parque" reúne e adapta para o palco as crónicas dominicais de Rui Cadoso Martins, no «Público» ("Levante-se o réu").
Teatro da Trindade (Lisboa): continua o ciclo «Autores Portugueses» - de 8 de Abril a 2 de Maio, "Não há nada que se coma", de Francisco Pestana, com encenação de Rui Luís Brás (de terça-feira a sábado, às 21h30; domingos, às 16 horas).

António Baldaia


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 79
Ano 8, Abril 1999

Autoria:

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo