Página  >  Edições  >  N.º 77  >  Alguns Parágrafos Sobre o Mês de Janeiro

Alguns Parágrafos Sobre o Mês de Janeiro

A guerra civil voltou a Angola e à Guiné-Bissau. Na Colômbia a terra tremeu, matando e desalojando gente. O homem é impotente para impedir certos desmandos da Natureza, mas será que é também impotente para evitar a guerra?
Por cá, a Indonésia abriu um escritório de interesses, enquanto Portugal abria idêntica "embaixada" em Jacarta. O regime indonésio colocou Xanana Gusmão em prisão domiciliária, ao estilo do concedido por Pretória a Nelson Mandela. Em Dili há milicias pró indonésias armadas.
Um general indonésio admitiu, em declarações prestadas ao lado do ministro Ali Alatas, que o território de Timor-Leste poderá tornar-se independente em determinandas circunstâncias políticas que ficaram por esclarecer, até mesmo na apreciação do secretário-geral das Nações Unidas.
Uma vaga de frio abateu-se sobre a Europa, acentuando o desconforto geral que anuncia uma crise constante, um fututo incerto, um conformismo inconformado... algo que continua a prencher os telejornais e as manchetes dos jornais e outras angústias mais...
Olho para a página seguinte e leio "dizem que a Segurança Social está em crise, que da saúde nem se fala, que a educação está um horror, que o Sistema Judiciário está a desmoronar-se e o prisional rebenta pelas costuras, que a polícia não chega"
O espectro da crise continuou a pairar, ameaçador, sobre o mundo.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 77
Ano 8, Fevereiro 1999

Autoria:

João Rita
Jornalista, Porto
João Rita
Jornalista, Porto

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo