Página  >  Edições  >  N.º 71  >  Guimarães em Almancil

Guimarães em Almancil

Para quem possa aproveitar os últimos dias do Verão algarvio, um passeio por terras de Almancil, com visita ao Centro Cultural São Lourenço, constitui uma das mais interessantes alternativas ao ramerrão alojamento-praia-alojamento. Se mais não for, para apreciar de perto um conjunto de telas de José de Guimarães incluídas na sua série «Hong Kong».
Considerado um dos autores portugueses mais representativos das artes plásticas contemporâneas, José (de Guimarães) Maria Fernandes Marques trabalha sobretudo em pintura, onde os especialistas realçam a importância das cores, fortes e vivas ó aliás, terá sido pela cor que José de Guimarães se fascinou com os contemporâneos Kandinsky, Klee, Miró, Picasso e, principalmente, com o seiscentista Rubens.
Nascido em 1939, José de Guimarães está representado em museus e colecções públicas ou privadas espalhadas pelo mundo. Como intervenções públicas mais significativas destacam-se, talvez, o símbolo do Instituto de Comércio Externo de Portugal e os painéis de azulejos para os metropolitanos da Cidade do México e de Lisboa (estação de Carnide).

Centro Cultural São Lourenço
Almancil
Até 24 de Setembro


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 71
Ano 7, Setembro 1998

Autoria:

Centro Cultural São Lourenço

Centro Cultural São Lourenço

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo