Página  >  Edições  >  Edição N.º 197, série II  >  Revista de Verão

Revista de Verão

Sumário

004. Uma sociedade melhor para as crianças é uma sociedade melhor para todos
Isabel Baptista

 

006. Viriato Soromenho-Marques

“Os únicos ‘milagres’ são políticos, mas não acontecem por acaso. Eu acredito que a política transforma em visível a força de vontade que emana do coração das pessoas. Ou seja, a política deve ser a visibilização da ética, da boa vontade, da vontade moral. Porque só ética retórica não chega a parte nenhuma. Aquilo que faz a transição de uma ética, de uma vontade forte, para as instituições políticas, para as boas leis, é cada um de nós perceber que chegámos a um ponto em que temos de entrar diretamente na ação; não podemos pagar a alguém para fazer isso por nós, temos de meter as mãos no barro, porque há gente que as vai sujar na lama.”

 

018. 1º de Maio, Gorz… Pensamentos híbridos

A existência individual não é integralmente socializável. “Não há socialização possível da ternura, do amor, da criação e do prazer (ou do êxtase) estéticos, do sofrimento, do luto, da angústia”.
Almerindo Janela Afonso

 

020. O cratês: entre o dizer e o fazer

Nuno Crato foi coerente com um projeto de educação escolar onde se continua a afirmar que competências e conteúdos são dimensões mutuamente exclusivas.
Ariana Cosme / Rui Trindade

 

022. Revisão curricular: alguns apontamentos críticos

Face à dissociação entre currículo central e local, o que parece irrecusável é a consagração da distinção entre a suposta nobreza do mundo cognitivo e a banalidade do mundo do ser e do agir, do mundo da vida e da ação.
Manuel Matos

 

024. O currículo e as formas de o esconjurar

Com esta ideia tão simples e tão ultrapassada de que basta mais uma hora de Matemática ou de Português para solucionar o problema do insucesso escolar, voltamos a andar para trás.
José Rafael Tormenta

 

026. Políticas educativas entre a ‘escolha’ e a ‘competição’

Não é a liberdade de escolha que está em discussão, mas o quadro político em que ela se institui como instrumento de governação da educação.
António M. Magalhães

 

028. Consertar uma estrela quebrada: protesto e reconstrução da educação

Os sistemas de educação neoliberais, com a sua ficção de liberdade de escolha e corrupção do bem público, têm causado profundas brechas e ruturas. A evidência de desigualdades sociais crescentes rodeia-nos por toda a parte.
Susan L. Robertson

 

030. Tensões sociais e conflitos na escola: da prevenção e da resolução

Provavelmente, deveríamos mudar um pouco, não só o nosso vocabulário, mas também, e principalmente, as nossas representações sobre a natureza das tensões.
Ana Vieira

 

032. Equidade na Educação: alimento ou remédio?

O combate da equidade é uma urgência, não pode nem deve ser atropelado por uma condição de crise socioeconómica. A promoção da equidade é um passo para sair da crise.
David Rodrigues

 

034. O que podem fazer os pais para ajudar os filhos?

Como tudo em Educação, não há respostas fáceis. Mas há respostas possíveis, potencialmente úteis, que deviam ser mais debatidas em Portugal.
Jaime Carvalho e Silva

 

035. Convivendo com as redes sociais

Naquele momento teve muita vontade de falar do que pensava, no Facebook e na sala de aula. Pena que fosse impossível!
Raquel Goulart Barreto

 

036. Selecionar mobilidade: job shadowing

Job shadowing é um tipo de mobilidade pessoal que possibilita aos participantes de projetos e Twinning a vivência do quotidiano dos seus parceiros num outro país.
Betina Astride

 

038. Alice no parque jurássico

Em pleno século XXI, ainda são muitas as escolas onde se “dá aula”, na ignorância de que a aula é algo obsoleto e de que há muitos outros modos de ensinar e de aprender.
José Pacheco

 

040. Perplexidades e interrogações da fotografia

O pensamento e a prática de Ana Alvim remete a Fotografia constantemente para uma pré-existência de um objecto original, prévio e fundador, de uma matriz.

 

050. Milhões de crianças pobres em países desenvolvidos + Quatro perguntas a Madalena Marçal Grilo

Apenas na União Europeia, Noruega e Islândia, cerca de 13 milhões de crianças não têm acesso a elementos básicos necessários para o seu desenvolvimento.
Maria João Leite

 

054. A criança abandonada

A criança abandonada acaba por ser um adulto sem carinho: não teve de onde aprender!
Raúl Iturra

 

055. O mapa

Quando fui dar aulas para aquela escola fiquei um pouco assustada com a disciplina que, além das que normalmente lecionava, me disseram que ia dar: Cidadania e Mundo Actual.
Angelina Carvalho

 

056. Braga, Capital Europeia da Juventude’2012

Incentivar a participação ativa dos jovens na sociedade, dotá-los de ferramentas para enfrentarem o mercado de trabalho e o futuro e abordar questões como o multiculturalismo e o património, são as grandes metas a que se propõe Braga’2012.
Maria João Leite

 

060. Resgatar a experiência

O sentido do “resgate” é duplo, quer repondo os saberes experienciais na rota do conhecimento, quer reconhecendo a experiência como apropriação e perceção singular que transcende uma noção de idade.
Henrique Vaz

 

062. Notícias do outro lado do Atlântico

Duas iniciativas que traduzem uma forte aposta na educação e na cultura enquanto direitos humanos básicos a serem assegurados através da criação e disponibilização públicas das necessárias condições humanas e financeiras.
Teresa Medina

 

064. Foram brotando como num jardim

“Cabe perguntar aos incomodados: qual a tipologia permitida longe dos guetos? Quem pode ser socialmente representável na cultura homossexual e quem não pode? Quem pode existir?”
António Pinheiro

 

066. O outro no processo socioeducativo

Sem que nos demos conta, vamos alocando pessoas em diferentes categorias, destinando-lhes lugares e saberes. Sabemos por elas e o que elas podem saber.
Paula Vargens

 

068. Educadores pela Paz: 26 anos depois continuam unidos

O Encontro Galego-Português de Educadores pela Paz decorreu em Chaves e juntou educadores e especialistas dos dois lados da fronteira. No próximo ano, terá lugar na Galiza.
Américo Peres / Paula Flores

 

070. Sobre la pedagogía crítica

El nuevo paradigma es el de la autoconstrucción personal y comunitaria. Una autoconstrucción que se va urdiendo a través de las elecciones que las personas vamos haciendo a todo lo largo de nuestra vida.
Xavier Úcar

 

072. Valter Hugo Mãe

“As mães são indivíduos capazes de um afeto mais incondicional e acho que a maternidade é a experiência mais absoluta da humanidade. Por isso acho que as mães são o ser humano escolhido; os pais, ou os homens, são a parte desfavorecida da humanidade, porque temos direito a uma experiência humana muito menos intensa, muito menos absoluta. A palavra Mãe no nome de um homem significa que um ser humano perfeito teria de ser completo ao ponto de englobar tudo, e isso é uma utopia. Mas a literatura, que é feita de ficção e é feita de permissividade, é um modo de eventualmente nos completarmos.”

 

084. Hoje aprendemos uma palavra feia na escola!

A história do homem calado conta-nos da facilidade com que se estranha e desconfia da diferença e de como é possível mudar atitudes ultrapassando as barreiras do desconhecido e da aparência.
Raquel Patriarca

 

088. Matura idade

João Rui de Sousa é bem o poeta que se superou inspirado no “limpo sorrir das ervas”. Luís Amaro terá em Cesário Verde e no respetivo legado o equivalente mais expressivo.
Júlio Conrado

 

090. Da memória

Regressar à pureza cristalina da língua portuguesa trabalhada por Carlos de Oliveira é uma forma de contrariar a tristeza e combater o negrume de dias tão encobertos.
Salvato Teles de Meneses

 

092. Venho dizer-vos que não tenho medo, a verdade é mais forte do que as algemas…

Nunca um cantor tão legitimamente se apropriou dos versos de um poeta para tão singularmente definir o caminho percorrido ao longo da sua vida: esta foi sempre a atitude de Adriano Correia de Oliveira.
Mário Correia

 

096. O que nos dizem os ravers sobre a vida contemporânea?

Os elementos constituintes das raves englobam um universo cujo maior objetivo é “festejar” o que há de mais fascinante nos tempos pós-modernos: a movimentação, as novas tecnologias, as cores e os sons vibrantes, a união coletiva de eus solitários em êxtase.
Sandro Bortolazzo

 

097. Theo Angelopoulos

Atropelado por um motociclista quando saía de casa, era um dos realizadores europeus mais prestigiados, ombreando com Oliveira, Tarkovsky, Godard, Janksó…
Paulo Teixeira de Sousa

 

098. A infância noutras cinematografias que não a hollywoodiana

No cinema iraniano sobre a infância, estamos confrontados com um cinema amplamente autobiográfico, através de escolhas assumidas por cineastas que retratam precisamente o fascínio da temática da infância.
José Miguel Lopes

 

100. O capital fixo de Portugal

Diz-nos o mais elementar manual de ciências sociais que o capital é qualquer bem suscetível de produzir novos bens e de aumentar a riqueza.
Leonel Cosme

 

101. As ideias gerais

Ideia geral 1: o país precisa de território. Ideia geral 2: o país precisa de população jovem. Ideia geral final: sem ordenamento do território e só com idosos, Portugal acabará.
Carlos Mota

 

102. O cosmonauta Gagarine

Yuri Gagarine estava a viver o que de novo tinha presenciado, o que tinha sentido, aquilo por que nenhum ser humano alguma vez passara. Regressava como que transformado num extraterrestre!
Francisco Silva

 

104. Agricultura em tubo de ensaio: propagação vegetativa de plantas

O Homem tem vindo a tirar proveito de mecanismos naturais de multiplicação vegetativa que podem ser aproveitados para a reprodução de espécies com interesse agrícola e ornamental.
Departamento de Conteúdos Científicos do Visionarium

 

106. O que é hoje o desporto? + Desporto vs Educação Física

A propósito do Campeonato Europeu de futebol (Polónia/Ucrânia) e dos Jogos Olímpicos de Londres.
Manuel Sérgio + Gustavo Pires

 

108. Indisciplina

O conceito de indisciplina é, geralmente, estabelecido com relação ao conceito de disciplina. Em seu sentido mais usual, disciplina tende a designar um conjunto de regras e procedimentos que regulam a vida dos indivíduos no âmbito de uma determinada instituição.
Luciano Campos Silva


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

Edição N.º 197, série II
Verão 2012

Autoria:

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo