Página  >  Edições  >  N.º 182  >  Cartas na mesa

Cartas na mesa

Polícia municipal vai utilizar pistola eléctrica na França

Os policiais municipais franceses poderão utilizar a pistola de impulsos eléctricos (PIE) do tipo Taser, segundo um decreto do ministério do Interior.
Os policias municipais estão actualmente autorizados a usar revólveres calibre 38 especiais ou pistolas calibre 7,65. Para usarem a pistola de impulsos eléctricos o Presidente da Câmara Municipal terá de conceder uma autorização individual a cada agente que for equipado com esta arma muito polémica.

Trabalhadores despedidos matam presidente de empresa italiana deslocalizada na Índia

O presidente da filial indiana de um fabricante de autopeças italiano foi linchado por dezenas de trabalhadores que haviam sido despedidos.
Lalit Kishore Chaudhury, 40 anos, foi agredido até a morte com barras de ferro em plena luz do dia na cidade de Noida, na periferia industrial de Nova Délhi, onde fica a sede da empresa «Graziano Transmissioni Índia».
O executivo foi agredido no fim de uma reunião tensa com ex-trabalhadores da empresa. Quase 300 empregados foram despedidos há dois meses por terem, segundo a administração, saqueado o local de trabalho após exigências de aumentos salariais e de contratos fixos.

EUA vão devolver ao Iraque mais de mil antiguidades roubadas

Os Estados Unidos devolverão ao Iraque mais de mil antiguidades roubadas e retiradas ilegalmente do país após a invasão americana de Março de 2003, anunciou o governo iraquiano.
O ministro iraquiano do Turismo, Qahtan Abbas, manifestou a sua satisfação com a decisão tomada pelos Estados Unidos de devolver à embaixada iraquiana em Washington esses objectos roubados de valor inestimável.
A invasão norte-americana de 2003 e a queda do regime de Saddam Hussein permitiram um verdadeiro saque das antiguidades nos museus de Bagdad e nos diversos sítios arqueológicos do país.
O Iraque é considerado um dos berços da civilização, devido à presença no seu território das primeiras provas de vida urbana, cerca de 3.000 anos antes de Cristo.
O país tem cerca de 10.000 monumentos históricos. Com a guerra o saque foi brutal.

Mulher palestina atira ácido à cara de um soldado israelita fazendo-o perder um olho

Uma palestina atacou nesta segunda-feira um soldado israelita num bloqueio militar na Cisjordânia atirando-lhe com ácido, o que o fez perder um olho, informou um porta-voz do exército hebreu.
Segundo a fonte, três palestinos que se encontravam perto ficaram feridos pela reacção das tropas israelitas no local. A mulher, que foi detida de imediato, já havia tentado atirar ácido contra um soldado há uns dez dias, no mesmo bloqueio, mas, na ocasião, não acertando, ela conseguiu fugir.

ElBaradei afirma que não há indícios de material nuclear na Síria

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) continua a analisar as amostras procedentes de supostas instalações nucleares na Síria, mas "até ao momento não há indícios de nenhum material nuclear", afirmou o director geral da AIEA, Mohamed ElBaradei.
A Síria autorizou os inspectores da AIEA a inspeccionar as instalações de Al Kibar, no deserto sírio, que os Estados Unidos afirmam serem instalações nucleares clandestinas. Israel bombardeou estas instalações em Setembro de 2007. Mais uma vez fumo sem fogo.

AFP


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 182
Ano 17, Outubro 2008

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo