Página  >  Edições  >  N.º 182  >  Estudante mata 10 pessoas numa escola na Finlândia

Estudante mata 10 pessoas numa escola na Finlândia

Matti Juhani Saari, estudante de 22 anos, abriu fogo, em 23 de Setembro, numa escola [profissionalizante, tipo novas oportunidades] de uma pequena cidade da Finlândia matando dez pessoas e disparando contra si próprio em seguida. Isto aconteceu menos de um ano após um drama parecido que ocorreu no país.
O aluno tinha anunciado a intenção de realizar uma chacina, num vídeo colocado na internet. No dia 23 de Setembro, entrou numa escola de Kauhajoki, numa sala de aula onde colegas faziam um teste e começou a disparar. Eram onze horas da manhã. Os tiros e o pânico na escola duraram aproximadamente uma hora e meia.
"Ouvi tiros e gritos histéricos de raparigas. Duas delas vieram até à minha sala e disseram-me que andava um homem a disparar", disse à AFP Jukka Forsberg, segurança do estabelecimento. "Ouvi tiros sem parar. Ele trocou o carregador da pistola. Ele estava muito bem preparado. Estava vestido de preto e tinha um estilo militar. Ele andava devagar", acrescentou.
O jovem havia sido interrogado na véspera pela polícia depois de ter colocado um vídeo no YouTube mostrando um treino de tiro com uma arma na mão. "No entanto, o oficial da polícia de plantão decidiu que não tinha razão para lhe retirar a sua licença de porte de arma", disse a ministra do interior Anne Holmlund numa conferência de imprensa. "Ele possuía uma licença para uma arma de calibre 22, que comprou em 2008", acrescentou.
Os vídeos colocados no YouTube mostravam um jovem de cerca de 20 anos disparando várias vezes, no meio de um bosque, com uma arma de punho, apresentada como uma Walther P22 na legenda. O atirador faz uma das suas séries de tiro levantando a mão esquerda e fazendo adeus para a câmara. "You will die next [vocês serão os próximos a morrer]", diz ele num outro vídeo, apontando para a câmara antes de disparar a arma.
Matti Juhani Saari, o estudante de 22 anos que se matou depois de invadir uma sala de aula e disparar contra os colegas que faziam um teste escrito, era apaixonado por armas e filmes de terror, segundo o perfil que divulgou no site YouTube. Saari também revela que tinha 22 anos e que os seus principais hobbies eram "os computadores, as armas, o sexo e a cerveja". Entre os seus filmes favoritos, ele cita "filmes de terror como 'O Iluminado'", de Stanley Kubrick com o premiado Jack Nicholson. Também menciona várias bandas de heavy-metal, como Rammstein e Metallica, assim como o grupo de música electrónica Wumpscut, cujo nome inspirou o seu pseudónimo no YouTube (Wumpscut86). Wumpscut é uma banda alemã que escreve músicas como "Black Death" (morte negra), "Bleed in Silence" (sangre em silêncio) ou "Hate is Mine" (o ódio é meu). Saari também colocou no seu site a letra de uma música do grupo chamada "War" (guerra): "toda a vida é guerra, toda a vida é sofrimento, lutarás sozinho na tua guerra pessoal".
Esta nova matança numa escola finlandesa acontece pouco menos de um ano depois de uma outra matança, num colégio de Tuusula, onde um jovem de 18 anos matou oito pessoas suicidando-se a seguir.
A Finlândia é o terceiro país do mundo com o maior número de armas de fogo, proporcionalmente à sua população, atrás dos EUA e do Iémen.
Como se sabe o sistema educativo finlandês é apresentado como um modelo a seguir. Será? Sem mais?

AFP


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 182
Ano 17, Outubro 2008

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo