Página  >  Edições  >  N.º 173  >  "Chicote de Ouro" premiará melhor vídeo sobre tortura no Egito

"Chicote de Ouro" premiará melhor vídeo sobre tortura no Egito

DIREITOS HUMANOS 

Os bloguistas egípcios, muito activos no combate às violações dos direitos humanos no seu país, querem realizar na internet um festival de vídeo de torturas paralelamente ao 31º Festival de cinema do Cairo, informou a imprensa da capital egípcia no final do mês de Novembro.
Entre os prémios da competição está o "Chicote de Ouro". Idealizado por um bloguista chamado Walid, este projecto de festival paralelo exibirá "imagens polémicas de tortura que teriam sido cometidas pelos serviços de segurança", explicou o jornal egípcio de língua inglesa The Egyptian Mail.
Os bloguistas egípcios revelaram muitos casos de torturas cometidas pela policia, entre os quais actos de sodomia praticados contra um prisioneiro com um bastão.
A cena, filmada com um telemóvel, foi largamente divulgada na internet, gerando críticas entre os defensores dos direitos humanos e levando à prisão dois policiais.
Em 5 de Novembro, os dois policiais foram condenados a três anos de prisão. É muito raro no Egipto que membros das forças da ordem sejam condenados por abusos cometidos contra detidos.
O Festival de Cinema do Cairo acontecerá entre os dias 27 de Novembro e 7 de Dezembro. De momento aguarda-se para ver como correrá este festival alternativo de denúncia da tortura e da violação dos direitos humanos.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 173
Ano 16, Dezembro 2007

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo