Página  >  Edições  >  N.º 172  >  Turismo será efectuado com a mudança climática que ajudou a provocar

Turismo será efectuado com a mudança climática que ajudou a provocar

ONU ALERTA

O sector do turismo mundial enfrenta os efeitos negativos da mudança climática para a qual tem vindo a contribuir de forma crescente. O alerta foi dado por organizações ligadas à ONU durante uma reunião internacional em Davos (Suíça).
"O sector turístico deve enfrentar o desafio da mudança climática, ao mesmo tempo que contribui para as emissões de gases que provocam o efeito de estufa", declarou o director executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Achim Steiner. O impacto do turismo no aquecimento global pode duplicar nos próximos 30 anos, de acordo com as agências da ONU.
Os destinos turísticos com zonas costeiras ou montanhosas, especialmente em países pobres ou em ilhas, como as Maldivas, podem ser os mais afectados pelas mudanças climáticas e o aumento do nível do mar.
"O aquecimento global é real, os seus efeitos estão comprovados e o sector do turismo deve-se interessar por esta situação", declarou o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Franco Frangialli.
Segundo a OMT, no ano passado foram registadas 842 milhões de viagens no mundo e prevê-se que até 2020 o número de turistas internacionais possa alcançar os 1,5 mil milhões.
O transporte, a hospedagem e outras actividades turísticas representam entre 4 por cento e 6 por cento do total das emissões de gases que provocam o efeito de estufa, de acordo com a ONU. O crescimento contínuo do sector pode levar a um aumento de 150 por cento destas emissões nos próximos 30 anos.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 172
Ano 16, Novembro 2007

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo