Página  >  Edições  >  N.º 163  >  Livros da editora profedições

Livros da editora profedições

Os Direitos da Criança ? Da participação à responsabilidade
O sistema de protecção e educação das crianças e jovens

Paulo Delgado
ISBN: 972-8562-29-2
pp. 229

Preço: 12 euros

"A criança ou jovem em risco é um sujeito em formação submetido a dificuldades de diferente índole, que lhe limitam a possibilidade de alcançar o desenvolvimento físico, afectivo e psíquico que caracteriza, idealmente, a dignidade humana. (...) A criança não é mais um incapaz, uma pessoa futura: pretende-se que seja um protagonista." Paulo Delgado, é investigador no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho e professor auxiliar da Universidade Portucalense. O livro resulta de um estudo sobre a colocação institucional de crianças e jovens de risco. São identificadas algumas estratégias preventivas e factores de risco, apresentados os quadros normativos português e internacional e analisadas as medidas de promoção e de protecção da criança e do jovem.


Concepções Pedagógicas na Obra de Irene Lisboa (1892-1958)

Luís Cardoso Teixeira
ISBN: 972-8562-28-4
Preço: 12 euros

O livro resulta de uma investigação onde se sintetizam algumas ideias, estratégias e actividades pedagógicas propostas pela pedagoga Irene de Lisboa. Os domínios estudados foram os da História da Educação e da Educação de Infância. Tendo sempre presente uma ideia da pedagoga que resume a sua visão da educação: "É um problema de ordem geral, à altura de todos os entendimentos e intervenções. Não se produz em laboratórios nem em gabinetes à porta fechada. Todos nós participamos dela ? a recebemos e a ministramos, sem mesmo darmos por isso".

A Dimensão Pedagógica e Cultural de Agostinho da Silva
Amélia Claudina dos Santos Lopes
ISBN: 972-8562-26-8
pp.: 147

Neste livro, e neste ano em que se comemora o centenário de Agostinho da Silva, a autora apresenta-nos este pedagogo e cidadão do mundo face à Educação e à Cultura, sublinhando bem que não é seu propósito realizar uma análise exaustiva da obra agostiniana. Trata, todavia, duas vertentes fulcrais na obra de Agostinho, a educação e a cultura. Agostinho foi, na verdade, educador e teorizou sobre a educação, produziu cultura e teorizou sobre a cultura, especialmente a cultura portuguesa e brasileira.
Amélia Claudina Lopes deixa-nos neste livro uma reflexão em torno da perspectiva pedagógica e cultural de Agostinho, do seu contributo teórico e pratico para a educação e coloca em relevo a actualidade e o interesse para a teoria e a prática dos actuais educadores e professores do pensamento e da acção agostiniana.

Professores, para quê?
Mudanças e Desafios na Profissão Docente

António Teodoro
pp.: 101
ISBN: 972-8562-27-6

Na origem deste livro está um texto escrito, no essencial, entre 2000 e 2001 (e nunca publicado no seu conjunto por falta de tempo e disponibilidade), em resultado de um convite dirigido ao autor para participar num estudo sobre a «A profissão docente na Europa: perfil, tendências e desafios», conduzido pela Rede Eurydice. A sucessão de acontecimentos tendo os professores como centro, verificados no final do ano lectivo de 2005-2006, levaram o autor a tirar o original da gaveta (agora, em pastas no computador) e a torná-lo público, com o modesto propósito de contribuir para o debate sobre os desafios que estão colocados à profissão de professor, neste tempo em que a revisão do Estatuto de Carreira Docente marca a agenda de professores, sindicalistas e decisores políticos.

Agostinho e Vieira - Mestres de Sujeitos!
João Barcellos e Manuel Reis
ISBN: 972-5862-25-X
pp: 117

Um Português. Um Filósofo. Um Anarco-Esotérico. Um Pesquisador. Um Poeta. Um Cidadão do Mundo. Agostinho da Silva é apresentado nesta obra como um homem de várias faces que só pode ser entendido no confronto de todas elas. João Barcellos e Manuel Reis são os autores deste livro que cumpre o propósito de despir a mensagem e a filosofia de Agostinho da Silva de preconceitos ideológico-culturais. Um livro para ser lido à luz da emblemática frase de Agostinho da Silva: "Não me interessa ser original, interessa-me ser verdadeiro."


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 163
Ano 16, Janeiro 2007

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo